Rui Car
10/01/2023 09h37

Brasil bate recorde com exportações de carne bovina

Ao longo de 2022, o setor atingiu a maior receita da história

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Delta Ativa

O faturamento com as exportações de carne bovina bateu US$ 13 bilhões em 2022. Desse modo, a receita com os embarques brasileiros cresceu quase 40% sobre o ano anterior.

 

Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) divulgou os dados nesta segunda-feira (09). De acordo com o órgão, o valor é um recorde no histórico da instituição.

 

No cálculo da receita com as exportações, a Abrafrigo inclui carne bovina in natura e processada. Em volume, os embarques brasileiros aumentaram cerca de 25% e chegaram a 2,4 milhões de toneladas.

 

Contudo, a associação acredita que o recorde não deve se repetir em 2023. “Nos últimos meses houve uma intensa renegociação dos valores com o mercado chinês, com o produto brasileiro apresentando quedas de mais de 10% nos valores médios, que se mantiveram elevados graças aos patamares das cotações do começo do ano passado”, explica a instituição.

 

As exportações de carne bovina do Brasil foram recebidas por quase 170 países no ano passado. Em 110 deles, a quantidade comprada aumentou. A China segue como a maior cliente.

 

Os chineses absorveram por volta de 60% das vendas. Ao todo, 1,3 milhão de toneladas foram embarcadas em 2022 para o gigante asiático. O faturamento chegou US$ 8 bilhões, ou seja, o dobro da receita com esse país no ano anterior.

 

Fonte: Artur Piva / Revista Oeste
Justen Celulares