Rui Car
26/02/2022 09h54

Brasileiros viajam em trem gratuito para fugir de Kiev, na Ucrânia

Preocupação agora é a busca por hospedagem e travessia para os países vizinhos

Assistência Familiar Alto Vale
 Foto: Embaixada do Brasil em Kiev / Divulgação

Foto: Embaixada do Brasil em Kiev / Divulgação

Delta Ativa

Conforme anunciado ainda nesta sexta-feira (25), o trem gratuito disponibilizado pela Embaixada do Brasil para que brasileiros pudessem sair de Kiev, na Ucrânia, partiu rumo à cidade de Chernivtsi, no Oeste do país, próximo à fronteira com a Romênia e a Moldávia.

 

Não foi informado quantas pessoas estavam nos vagões. Agora, a preocupação da população é a busca por hospedagem e travessia para os países vizinhos.

 

Essa foi a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros da Ucrânia, que sofre uma invasão de tropas militares da Rússia, desde a madrugada de quinta-feira (24).

 

Apesar da gratuidade do serviço, é exigido que todos os viajantes portem documentos de identificação, além de ser permitido apenas os itens considerados essenciais de bagagem. Com relação à chegada, os brasileiros devem enfrentar novas dificuldades.

 

Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração. Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio”, informou o serviço consular brasileiro, em uma publicação no Facebook, horas antes da saída da locomotiva.

 

Não há informações sobre nova medida de retirada dos brasileiros que ficaram. No momento, a orientação é para que estes permaneçam em casa, aguardando novas instruções da embaixada. O Itamaraty segue em contato diário com os cidadãos ainda em Kiev.

 

Partida

 

Segundo a Embaixada, a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e pode ter mudanças repentinas. Por isso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. A partida do trem estava prevista para às 17h, pelo horário de Brasília (22h no horário local).

 

“Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência”, anunciou o serviço consular brasileiro.

 

Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. […] A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira”, alertou a Embaixada.

 

Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.

 

Fonte: Agência Brasil / Via: ND+
Justen Celulares