Rui Car
11/11/2021 09h59

Câncer de próstata é o segundo tumor que mais causa mortes em SC; saiba mais

O Novembro Azul serve como alerta para o câncer de próstata, que registrou 1.720 novos casos em Santa Catarina em 2020

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

O câncer de próstata é o segundo tipo que mais causa mortes em Santa Catarina desde 2010, atrás apenas do que afeta o pulmão. Em 2020, foram diagnosticados 1.720 novos casos da doença no Estado, que ocupa o 12º lugar no ranking nacional por número absoluto.

 

Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer), que também informa que os riscos para a doença aumentam com a idade. No Brasil, 9 em cada 10 diagnósticos de câncer de próstata são em pessoas acima de 55 anos. Histórico familiar, sobrepeso e obesidade também podem contribuir.

 

Novembro azul

 

Para alertar sobre as doenças que afetam os corpos – sobretudo o câncer de próstata -, o Novembro Azul foi criado.  Os números mostram a importância da realização de exames preventivos e do diagnóstico precoce.

 

Sintomas do câncer de próstata

 

Os tumores malignos do câncer de próstata nem sempre apresentam sintomas no início da doenças e, quando geram, podem ser semelhantes ao benigno com: dificuldade de urinar, urgência miccional, jato urinário fraco, dor ao urinar, entre outros.

 

Os pacientes com casos de tumores avançados podem sentir dores ósseas, infecção generalizada e insuficiência renal.

 

Prevenção

 

Hábitos de vida saudável pode prevenir várias doenças, entre elas o câncer. “Praticar atividades físicas, além de ter uma dieta baseada em frutas, legumes e menos gorduras, ajuda a diminuir o risco de câncer e outras doenças crônicas”, diz Aline Piaceski Arceno, enfermeira da Dive.

Fonte: ND+
Justen Celulares