Rui Car
16/11/2022 10h11

Casan esclarece dúvidas sobre como será a cobrança do esgoto em Rio do Sul

Informações são compartilhadas por meio do projeto socioambiental, com visitas aos imóveis que serão atendidos e diálogo com a comunidade

Assistência Familiar Alto Vale
Imagem ilustrativa (Foto: Lucas Colombo)

Imagem ilustrativa (Foto: Lucas Colombo)

Delta Ativa

Com a proximidade do início da operação do sistema de esgoto de Rio do Sul no primeiro bairro beneficiado, o Canta Galo, a Casan reforça o diálogo e o esclarecimento de dúvidas dos moradores. As informações são compartilhadas por meio do projeto socioambiental, com visitas aos imóveis que serão atendidos e diálogo com a comunidade. 

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Roberta Maas dos Anjos, presidente da Casan, durante evento que marcou o início da fase de testes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Rio do Sul (Foto: Assessoria JPR Ambiental)

 

Há, por exemplo, dúvidas recorrentes sobre o pagamento desse serviço. Os moradores perguntam se é necessário pagar o esgoto se já têm custos com impostos. A Companhia esclarece que os imóveis contarão com um novos serviços, que são a coleta e o tratamento de esgotos, e por esse motivo é realizado o faturamento.

 

Com o esgoto vai acontecer o mesmo que acontece com o lixo: a  Casan vai retirar dos imóveis, tratar e devolver à natureza dentro dos padrões determinados pela legislação. São serviços que têm um custo e precisam ser cobrados”, explica o chefe da agência local da Companhia, André Zagheni.

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

André Zagheni, chefe da agência de Rio do Sul em frente à ETE (Foto: Assessoria JPR Ambiental)

 

Outra dúvida é sobre o valor do serviço. A Companhia esclarece que será o mesmo praticado em todos os municípios integrados ao Sistema Casan, e correspondente ao consumo da água. Se a conta vier R$50,00 para água, por exemplo, com os serviços de coleta e tratamento de esgoto será cobrado R$100,00.

Cabe lembrar que adequar as instalações internas, realizando obras no imóvel para que os efluentes sejam direcionados à rede coleta da Companhia, é responsabilidade do proprietário. 

 

Tarifa social

 

Para as famílias com vulnerabilidade econômica, que não podem pagar de forma integral pelo serviço, a Casan oferece conta com a Tarifa Social, que permite um desconto de 80% na taxa por serviços de água e esgoto.

 

Para usufruir da Tarifa Social é preciso comprovar renda de até dois (02) salários mínimos e apresentar inscrição no Cadastro Único do Governo Federal, o mesmo utilizado para receber auxílio emergencial durante a pandemia.

 

Você pode conferir o processo de requerimento e documentos necessários no site da Casan. A Tarifa Social tem duração de 12 meses, com renovação mediante a atualização do cadastro. 

 

Fonte: Casan
Justen Celulares