Rui Car
17/01/2023 15h30

Casan prossegue recuperação do sistema integrado de abastecimento de Rio do Sul

Desde o final de semana, a quantidade de caminhões-pipa foi reforçada

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Casan

Foto: Divulgação / Casan

Delta Ativa

Com uma operação de emergência iniciada na semana passada e que associa manobras operacionais à entrega da água com caminhões-pipa, a Casan está amenizando o impacto causado pela alta turbidez do Rio Itajaí do Sul no Sistema Integrado de Rio do Sul.

 

Na manhã desta terça-feira (17), a operação na Estação de Tratamento ainda apresenta redução, porém a maioria das regiões está sendo atendida nos municípios de Rio do Sul, Laurentino, Lontras, Agronômica, Aurora e na localidade de Serra São Miguel, em Ibirama.

 

Desde o final de semana, a quantidade de caminhões-pipa foi reforçada para atender condomínios, instituições e algumas ruas onde há maior dificuldade de levar água , devido à baixa pressão.

 

Nesta quarta, o trabalho com caminhões-pipas prossegue, assim como as manobras operacionais, que de forma escalonada fazem com que o fornecimento seja alternado e gradual em todas as regiões.

 

O problema teve início na semana passada, quando o nível de turbidez chegou a 12.000 NTU presentes na água bruta captada no manancial, e a vazão da Estação de Tratamento foi reduzida para 50% de sua capacidade normal. Em alguns momentos a ETA precisou a ficar desligada, sem condições de operação.

 

A Companhia mantém o pedido de economia, com prioridade do uso da água em atividades essenciais de alimentação e higiene, até que o Sistema Integrado de Rio do Sul seja normalizado.

 

Fonte: Casan
Justen Celulares