Rui Car
22/09/2022 14h28

Ciclone provoca ventos de 80 km/h, ondas de três metros e risco de ressaca em SC

Alerta teve início às 9h desta quinta (22), e se estende até às 15h de sexta-feira (23)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Suparerg Suksai / Pexels

Foto: Suparerg Suksai / Pexels

Delta Ativa

Defesa Civil emitiu, nesta quinta-feira (22), um alerta para fortes rajadas de vento, mar agitado com risco de ressaca e ondas que podem atingir três metros de altura, provocados por um ciclone próximo do Litoral de Santa Catarina. O risco para ocorrências relacionadas ao fenômeno pode chegar a moderado em algumas regiões do Estado.

 

O ciclone marítimo, com formação na altura do Rio Grande do Sul, intensificou os ventos em Santa Catarina, que passam a soprar do quadrante sudoeste/oeste, com rajadas entre 50 e 80 km/h, podendo passar destes valores nas áreas mais elevadas do Estado.

 

O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos fortes, como destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica nas regiões do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Médio Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana.

 

Fortes rajadas de ventos são provocadas por ciclone marítimo – Foto: DCSC/Reprodução/ND

 

O alerta teve início às 9h desta quinta, se estendendo até as 15h de sexta-feira (23). A recomendação é que busquem um local abrigado, longe de árvores, placas, postes, janelas e objetos que possam ser arremessados.

 

Mar agitado

 

Ainda na quinta, até as 23h59 de sexta-feira, o ciclone deixa o mar agitado no litoral catarinense, com risco de ressaca no Litoral Sul e parte da Grande Florianópolis.

 

As fortes rajadas de vento ainda provocam ondas, próximas à costa, de altura entre 1,5 e 2 metros e picos de 3 m, principalmente, na região sul-litorânea do Estado. Nas áreas em amarelo do mapa, o risco é moderado para ocorrências associadas a estas condições.

 

Ondas podem chegar a 3 metros no litoral catarinense – Foto: DCSC/Reprodução/ND

 

O órgão orienta que evitem a navegação e a atividade de pesca durante esse intervalo. Também não é recomendado entrar no mar ou praticar esportes náuticos, ou próximos da orla. As edificações, embarcações e apetrechos de pesca e maricultura também merecem atenção neste período.

 

Temperaturas na quinta

 

Com o avanço do sistema de alta pressão ao longo do dia, as mínimas ocorrem apenas ao final da noite e oscilam entre 5ºC a 10ºC dos Planaltos ao Grande Oeste. Já no Litoral e Vale do Itajaí, os termômetros marcam entre 11ºC a 15ºC.

 

SC tem dois alertas meteorológicos nesta quinta-feira – Foto: DCSC/Reprodução/ND

 

À tarde, as máximas não passam de 16ºC dos Planaltos ao Grande Oeste, 27ºC no Litoral Norte e entre 20ºC e 24ºC nas demais áreas litorâneas e Vale do Itajaí.

 

Previsão para sexta

 

Na sexta-feira (23) um sistema de alta pressão se estabelece na região Sul, deixando o tempo firme e predomínio de sol em todas as regiões de Santa Catarina.

 

Entre a manhã e à tarde, os ventos sopram de sudoeste com intensidade fraca a moderada, mas as rajadas ainda oscilam entre 50 e 65 km/h em áreas do Meio-Oeste ao litoral.

 

Sexta de sol e baixas temperaturas – Foto: DCSC/Reprodução/ND

 

Pela manhã, as temperaturas variam entre 0ºC e 5ºC, podendo atingir valores negativos nos Planaltos, Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. Nas demais áreas os termômetros oscilam entre 6ºC e 12ºC

 

Com o sol predominando, as temperaturas sobem durante a tarde, atingindo entre 19°C e 23°C no litoral e áreas próximas, e de 15ºC a 19ºC nas demais regiões.

 

Fim semana de sol

 

A área de alta pressão atuante no Estado ainda mantém o tempo firme no fim de semana. Ao final do dia, no sábado (25), por conta do resfriamento noturno, há maior variação de nebulosidade nas áreas de divisa com o Paraná.

 

Fim de semana será de sol em SC – Foto: DCSC/Reprodução/ND

 

Pela manhã, as temperaturas mínimas oscilam entre 0ºC e 6ºC com risco de geada no Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana, e entre 7ºC e 11ºC nas demais regiões.

 

Durante a tarde, os termômetros sobem e variam de 20ºC a 23º em todo o centro norte catarinense.

 

Já no domingo o dia permanece ensolarado. Porém, no final da tarde, áreas de instabilidade que formam no Paraná se deslocam em direção a Santa Catarina, provocando um aumento de nebulosidade e chuva com fraca a moderada intensidade que podem vir acompanhadas de trovoadas nas áreas de divisa com o Estado vizinho.

 

Mapas: Defesa Civil de Santa Catarina

 
Fonte: ND+
Anderle Telhas e Acessórios