Rui Car
10/05/2023 08h34 - Atualizado em 10/05/2023 13h50

Coleta de lixo reciclável aumenta 96% nos primeiros meses de 2023 em Rio do Sul

Volume leva em conta o volume de materiais após a triagem, reduzindo chance de recolhimento de outros itens

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Delta Ativa

Entre janeiro e abril deste ano, o volume de lixo reciclado recolhido pela empresa responsável pelo serviço em Rio do Sul aumentou 96,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 263,9 toneladas em 2023, praticamente dobrando as 134,3 toneladas em 2022. E esta quantidade trata-se apenas do material já triado pela empresa, sem contar rejeitos que eventualmente possam estar indevidamente nos depósitos feitos pelos moradores.

 

O aumento no número de passadas, com a ampliação de duas para três equipes de recolhimento desde outubro de 2022, o maior engajamento da população, atraída pelo desconto oferecido para quem recicla, e a educação ambiental realizada de forma constante pelo departamento de meio ambiente, podem ser alguns dos motivos para este incremento.

 

O cidadão que aderir à coleta seletiva formalmente, através de protocolo no site da prefeitura, tem direito a desconto de 15% na taxa de coleta de lixo cobrada no IPTU. Para a obtenção do benefício, os contribuintes poderão realizar o cadastro, de forma online, no site www.riodosul.sc.gov.br – fazendo a busca na barra de pesquisa: Coleta Seletiva e clicar no item de serviços.

 

Quem já efetuou o cadastro, não precisa mais renovar o protocolo do pedido de isenção, ficando assim automático o desconto na coleta de lixo aplicada no IPTU, que no caso para 2023, será aplicada apenas no boleto no ano que vem.


Como reciclar?

 

Reciclar é uma das melhores formas de cuidar do meio ambiente e preservar os recursos naturais. Para ajudar na reciclagem do lixo, a prefeitura de Rio do Sul faz algumas orientações para separar e acondicionar os materiais para a coleta seletiva:

 

– Papel: Separe jornais, revistas, caixas de papelão, folhas, envelopes, papel de escritório e outros tipos de papel. Certifique-se de que estejam limpos e secos. Enrole ou amasse o papel para ocupar menos espaço.

 

– Plásticos: Separe garrafas PET, potes, sacos, embalagens em geral e outros produtos de plástico. Lave e retire os resíduos de alimentos ou bebidas das embalagens antes de colocá-las na lixeira.

 

– Vidro: Separe garrafas, potes e frascos de vidro. Retire as tampas e rótulos e lave-os bem. De preferência, coloque os vidros em caixas separadas e que contenham identificação, para que o recolhedor não corra riscos. Cacos de vidro também precisam ser guardados em caixas, como de leite.

 

– Metal: Separe latas de alumínio, latas de aço, tampinhas e outros produtos de metal. Lave-os bem e retire os resíduos de alimentos ou bebidas antes de colocá-los na lixeira. Cuidado com materiais que podem ser cortantes e que possam causar risco no manuseio.

 

Verifique a frequência de recolhimento em sua região em www.riodosul.sc.gov.br e faça seu cadastro para identificação dos coletores, digitando na busca do site do município: Solicitação coleta seletiva.

 

Fonte: Clóvis Eduardo Cuco / Prefeitura de Rio do Sul
Justen Celulares