Rui Car
14/09/2022 10h10

Com dias frios chegando ao fim alojamento temporário é desativado em Ituporanga

Ação durou cerca de 90 dias e atendeu quase 40 pessoas neste período

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Arquivo / Prefeitura de Ituporanga

Foto: Arquivo / Prefeitura de Ituporanga

Delta Ativa

Com o fim do período mais frio, a Administração de Ituporanga por meio da Assistência Social, desativou nesta segunda-feira (12), o alojamento temporário para moradores em situação de rua montado no Centro Multiuso. A ação durou cerca de 90 dias e atendeu quase 40 pessoas neste período que puderam se proteger das baixas temperaturas,ter acesso a camas quentinhas, kits de higiene e alimentação.

 

A secretária de Assistência Social, Antoniela Cristina Ferreira, explica que avaliação da ação foi extremamente positiva, pois atingiu o objetivo de auxiliar essas pessoas nos dias mais frios. “Temos temperaturas muito baixas no município o que pode causar doenças e até levar a morte das pessoas em situação de vulnerabilidade que estiverem desprotegidas então é nesse momento que é preciso auxiliar com um ambiente mais confortável e protegido”, comenta.

 

Além de proteger do frio a ação também possibilitou diversos encaminhamentos para as pessoas em situação de rua. “A maioria possui alguma dependência química ou vive uma situação de rompimento do vínculo familiar, então é nesse momento enquanto estão no alojamento que conseguimos realizar os encaminhamentos. Alguns deles não tinham nem documentação e conseguimos realizar, fizemos o cadastro único para programas sociais, foram encaminhados para atendimento de saúde para tratar a dependência, alguns para o mercado de trabalho e outros até voltaram ao seu município resgatando os vínculos familiares”, explica.

 

A ação da Administração Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social foi iniciada em junho e garante um local para que eles pudessem dormir e tomar banho, além de receberem um lanche. No local cada pessoa atendida também recebe um kit de higiene contendo shampoo, desodorante, escova de dente, creme dental, sabonete, toalha de banho e meias.

 

A equipe do CREAS realizava acompanhamento diário no alojamento e os moradores em situação de rua precisam respeitar uma série de regras como horário de entrada e saída.

 

Parceria com a comunidade

 

Antoniela citou ainda a parceria com a comunidade que em muitos momentos auxiliou o alojamento inclusive dando cobertores e fazendo a doação de jantar uma vez por semana. “Toda quinta-feira um grupo levava a jantas para essas pessoas que estão passando por um momento de vulnerabilidade. Não devemos julgar o que as levou as ruas, mas sim entender que elas também precisam de um olhar de carinho, de proteção para ter a oportunidade de recuperar a sua dignidade”, finaliza.

 

Fonte: Helena Marquardt / Prefeitura de Ituporanga
Justen Celulares