Rui Car
10/11/2022 16h38 - Atualizado em 10/11/2022 23h17

Comandante do Exército reúne generais em reunião de emergência

Na pauta, o relatório da Defesa sobre a eleição e os protestos em frente aos quartéis

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

O comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, convocou uma reunião de emergência com todos os generais. A conversa ocorrereu presencial e remotamente às 16 horas.

 

Na pauta, o relatório da Defesa sobre a eleição e os protestos populares em frente aos quartéis. Em seguida houve uma conversa de Gomes com o presidente Jair Bolsonaro.

 

Mais cedo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse que o assunto em torno do sistema eleitoral “já acabou faz tempo”. A declaração foi proferida depois de o Ministério da Defesa emitir um novo comunicado sobre o relatório das urnas eletrônicas.

 

As Forças Armadas informaram que o relatório dos técnicos do Exército não descarta a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas. Ao mesmo tempo, a auditoria mostra que não é possível afirmar que houve irregularidades nas máquinas. Os militares alegam que a Corte Eleitoral restringiu o acesso dos técnicos do Exército ao código-fonte dos aparelhos (que abrange mais de 17 milhões de linhas de programação) e às bibliotecas do software das urnas.

 

Em consequência dessas constatações e de outros óbices no relatório, não é possível assegurar que os programas executados nas urnas eletrônicas estão livres de inserções maliciosas que alterem o seu funcionamento”, comunicou a defesa, nesta quarta-feira (09). A pasta considera que os testes de integridade e biometria, da forma como foram realizados, são insuficientes para “afastar a possibilidade de influência de um código malicioso, capaz de alterar o funcionamento da votação” no pleito.

 

Nota da Redação: O portal O Antagonista atualizou essa nota para corrigir a informação de que a reunião havia sido convocada por Jair Bolsonaro. Lamentamos o erro.

 

Fonte: O Antagonista / Revista Oeste
Justen Celulares