Estão abertos os pré-cadastros para o próximo mutirão de castração de cães e gatos do mês de junho em Rio do Sul. O atendimento será válido para moradores dos bairros Canoas, Fundo Canoas, Santa Rita e Valada São Paulo. O proprietário do bichinho pode procurar a agente de saúde de seu bairro para fazer a reserva. Este pré-cadastro não garante a efetivação do agendamento, já que passará por uma mediação prévia.
Devem ser realizados em torno de 350 cadastros para este mutirão em junho, E no total, a licitação feita pela Secretaria de Saúde da prefeitura prevê pelo menos mil cirurgias até o final de 2023 em outros eventos que ainda serão agendados. São em torno de 700 animais com peso inferior a 15 quilos e outros 300 procedimentos para animais acima de 15 quilos.
O prefeito José Thomé considera os mutirões de saúde uma questão de saúde pública e também tem um caráter social importante. “Oferecemos este procedimento gratuito para as famílias, principalmente aquelas que não podem pagar pelo procedimento em clínica particular. Nós incentivamos as pessoas a adotarem um animalzinho, até mesmo os vulneráveis e abandonados e que seja bem cuidado. E o poder público está fazendo a sua parte”, destacou.
O investimento neste ano em castrações será de R$ 152.200,00. Desde o início de 2017, já foram realizadas em torno de 3,1 mil cirurgias em cães e gatos, gratuitamente aos proprietários, pela prefeitura de Rio do Sul.
Fonte: Clóvis Eduardo Cuco / Prefeitura de Rio do Sul