Rui Car
08/03/2023 10h30

Conselho de Alimentação Escolar de Pouso Redondo realiza primeira reunião com novos membros

Encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (7)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Pouso Redondo

Foto: Divulgação / Prefeitura de Pouso Redondo

Delta Ativa

Na tarde desta terça-feira (7), o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Pouso Redondo realizou a primeira reunião com os novos membros, para conferir a apresentação dos cardápios escolares realizados pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Andreza Tischner, responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município, e organizar visitas nas unidades.

 

Andreza apresentou a cartilha para conselheiros e suas atribuições, fez um breve histórico sobre o PNAE e os pontos importantes para sua execução e explicou a Resolução nº 06 de 8 de maio de 2020, com suas proibições acerca de alguns alimentos, como o açúcar, alimentos ultraprocessados e o café para os alunos menores de três anos de idade.

 

A nutricionista apresentou os cardápios elaborados para o ano letivo de 2023, conforme as normas que devem ser respeitadas. O cardápio é dividido por idade conforme o atendimento das unidades escolares, seguindo o mesmo padrão. Estes cardápios devem estar fixados nas cozinhas e nos murais das unidades escolares. “Foram enviados nos cadernos dos alunos das creches, e também ficam disponíveis em uma pasta na Secretaria de Educação para consulta, possibilitando que todos tenham conhecimento e controle do que é servido”, explicou Andreza.

 

A respeito das crianças com alguma intolerância ou alergia alimentar, como à lactose e glúten, a nutricionista informou que é realizada uma orientação padronizada para que as cozinheiras façam a correta adaptação do cardápio oferecido a crianças que possuem laudo médico. Explicou ainda regras importantes do ponto de vista higiênico sanitário, de acordo com o manual de boas práticas das unidades.

 

Ao fim da reunião, a presidente do conselho, Michele Gutz Bertoli, definiu em conjunto com os conselheiros o cronograma de visitas, para averiguação e aplicação do checklist nas cozinhas das instituições da rede municipal. A primeira visita, realizada por Felipe Taufenbach, representante das entidades civis organizadas, e Diego Miguel Borba, do Poder Executivo, ficou marcada para o dia 21 de março, no CEI Tia Célia, CE Máximo Nardelli e CEI Anjo Dourado.

 

Fonte: Prefeitura de Pouso Redondo
Justen Celulares