Rui Car
30/10/2021 10h48

Declaração de abertura da 31ª Assembleia Diocesana de Pastoral de Rio do Sul

Confira

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Saúdo e acolho, a todos os Leigos e Leigas presentes nesta 31ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Rio do Sul, os Bispos que me antecederam nesta missão D. Tito in memoriam, os Bispos Eméritos D. José e D. Augustinho, os Padres Diocesanos, os Diáconos, os Religiosos, as Religiosas, os Candidatos ao diaconato, os Seminaristas e Reitores dos seminários e noviciado em nossa Diocese. Faço memória e dirijo minha prece de gratidão a Deus pela vida e testemunho, dos padres, religiosos, religiosas, lideranças leigas que faleceram durante estes anos de caminhada desde o último plano de pastoral.

 

Nesta 31ª Assembleia, temos a grande missão de aprovar o novo Plano de Pastoral para os próximos 3 anos. Pelo caminho realizado até aqui, o Plano se aprovado for, é a expressão de nossa unidade, colegialidade e sinodalidade diocesana. Com o Plano de Pastoral, procuramos caminhar em comunhão com toda a Igreja, com o nosso Papa Francisco, a partir das suas orientações e iluminados pelos seus documentos e os documentos Conciliares, também através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, as Diretrizes do nosso Regional Sul IV, e demais documentos que fortalecem em nós aquele desejo de ser uma Igreja decididamente missionária.

 

Esta Assembleia tem um caráter eminentemente pastoral, pois está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e com as Diretrizes Regionais (CNBB Sul IV), e estão estruturadas a partir da Comunidade Eclesial Missionária, apresentada com a imagem da “casa”, sobre quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

 

A imagem da Igreja (Comunidade Eclesial Missionária) como uma Casa nos oferece a ideia do lar, da acolhida, do pertencimento, do amor como único caminho para a comunhão e da porta aberta para entrar e ir em missão… Porta aberta para o duplo movimento: entrar e sair. Porta que acolhe quem chega para partilhar suas alegrias e sanar suas dores. Porta que se abre para sair em missão, anunciando Jesus e o seu Reino, indo ao encontro do outro, especialmente dos pobres e sofredores, com coração do bom samaritano, paradigma de nossa ação pastoral. (Cf. DGAE n.7)

 

As orientações e normas pastorais presentes em nosso Diretório de Pastoral, contribuem para seguir os caminhos da missão evangelizadora da Igreja. Lembro que as mesmas têm o objetivo de garantir a aplicação do Plano de Pastoral em comunhão com a Igreja, e confirmar o espírito de unidade e sinodalidade na ação pastoral em nossas paróquias e comunidades.

 

Aqui estamos reunidos nesta 31ªAssembleia Diocesana Pastoral, em nome da Trindade Santa. Viemos das 31 paróquias que fazem parte da nossa Diocese. A Igreja inteira está aqui nesta humilde representação, nesta porção do Povo de Deus que tem a missão e a responsabilidade primeiríssima de anunciar e viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Representação, por que além de sermos singulares e amados, amadas com predileção por Deus, somos plurais na representação de nossas paróquias, comunidades, pastorais, serviços e movimentos, seminários, casas religiosas, congregações e organismos do povo de Deus da nossa Diocese. Daí procede a grandeza da nossa responsabilidade.

 

Como os trabalhadores da “Vinha do Senhor, ” temos a missão de produzir bons frutos e frutos que permaneçam. Tiremos do nosso coração toda a tentação de nos apossarmos da vinha, como os trabalhadores de outrora. A vinha (missão) não é propriedade minha ou nossa, ela nos foi confiada por Jesus. Estamos a serviço, não somos os únicos, a todo momento o dono da vinha está suscitando trabalhadores para sua vinha. Por isso, na representação, nossa individualidade precisa estar a serviço da comunhão, dos sonhos, das esperanças, das propostas, das ações e projetos trazidos a partir de cada pastoral, movimentos e organismos apresentados em todos os âmbitos da organização pastoral em nossa Diocese.

 

Na missão que me foi confiada, como Bispo desta Igreja Particular; invoco as luzes do Espirito Santo, peço a generosidade da abertura do coração e da mente de todos, para que com sabedoria, possamos colaborar, contribuir, e assim acolher o que Deus quer. Que este Plano de Pastoral seja instrumento para realizar os Planos que Ele tem para nossa Igreja Diocesana.

 

Que Maria mãe de Jesus e nossa mãe, São João Batista nosso padroeiro nos ajudem a ‘preparar os caminhos do Senhor’.

 

Com este humilde apelo, “Como Aquele que serve”, declaro aberta a 31ª Assembleia Diocesana de Pastoral de Rio do Sul.                        

 

Diocese de Rio do Sul, 30 de outubro de 2021

 

Dom Onécimo Alberton

Bispo Diocesano

Justen Celulares