Rui Car
15/01/2022 10h53 - Atualizado em 15/01/2022 11h08

Defesa Civil emite alerta de temporais para Taió e região

Previsão é de que próxima semana mais temporais sejam registrados no estado; risco é alto na região do Meio Oeste

Assistência Familiar Alto Vale
Alerta é de risco alto na região do Alto Vale e Meio Oeste (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

Alerta é de risco alto na região do Alto Vale e Meio Oeste (Foto: Defesa Civil / Divulgação)

Delta Ativa

Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas de temporais para diversas regiões do estado. Com chances de descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e alagamentos, a população deve ficar atenta aos cuidados.

 

Municípios do Alto Vale, como Taió, Mirim Doce e Rio do Campo, e do Meio Oeste, como Curitibanos, Campos Novos, Fraiburgo e Videira, estão sob alerta de alto risco para temporais.

 

Já na região Planalto Norte, o alerta é de risco moderado. Municípios como Jaraguá do Sul, Joinville, Lebon Régis, Mafra, Porto União e São Bento do Sul podem ter temporais isolados com risco de descargas elétricas e granizo.

 

Municípios do Litoral Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí próximos ao Planalto Norte também devem ficar alertas. Há risco moderado de alagamentos e descargas elétricas.

 

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, os temporais são típicos nesta época do ano. “São chuvas acompanhadas de trovoada, granizo e ventanias de uma maneira bastante passageira, que acontece por conta do calor e da alta umidade relativa do ar. Essa é a tendência para o fim de semana e para a próxima semana, por conta da onda de calor”.

 

A Defesa Civil recomenda que os moradores busquem abrigo longe de árvores, placas e postes de energia. É importante manter distância das janelas, não ficar na água e manter os aparelhos eletrônicos fora da tomada.

 

Para registrar ocorrências, a população pode ligar para os números 199 ou 193.

 

Previsão para o final de semana

 

Segundo a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), este final de semana será marcado por pancadas de chuva do centro ao leste do estado.

 

No sábado (15), as temperaturas serão altas, principalmente no Oeste e Litoral Sul do estado. Mas a condição de alerta de pancadas isoladas permanece e, no Oeste, o tempo segue seco mesmo com a chuva.

 

Já no domingo (16), o dia será de sol na maior parte de Santa Catarina e com temperaturas altas no Oeste e Litoral Sul. Nas regiões do Planalto e do Litoral, há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

 

Alerta emitido pela Defesa Civil mostra as áreas com risco de temporais no Estado.

Alerta emitido pela Defesa Civil mostra as áreas com risco de temporais no estado (Foto: Defesa Civil / Reprodução)

Previsão para todas as regiões

 

Litoral Norte: 22ºC/33ºC

Planalto Norte: 19ºC/29ºC

Grande Florianópolis Litorânea: 23°C/31°C

Grande Florianópolis Serrana: 17°C/31°C

Vale do Itajaí: 20°C/32°C

Litoral Sul: 21°C/36°C

Planalto Sul: 14°C/30°C

Meio-Oeste: 18°C/32°C

Oeste: 19°C/35°C

Extremo Oeste: 18°C/38°C

 
Fonte: ND+
Justen Celulares