Rui Car
03/03/2023 16h35

Defesa Civil emite alerta para chuva volumosa em Santa Catarina

Todo o Estado está em observação para fenômenos como alagamentos e enxurradas

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Leo Munhoz / ND

Foto: Leo Munhoz / ND

Delta Ativa

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta nesta sexta-feira (3) para chuva persistente e volumosa a partir de domingo (5) em todo o Estado. O órgão  sinaliza para risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais. Todo o Estado está em observação – alerta amarelo – para a ocorrência dos fenômenos.

 

Nesta sexta-feira (3) o tempo já começou a fechar em Santa Catarina, com variação de nuvens, pancadas de chuva e temporais isolados.

 

O Estado enfrenta “instabilidades em diversos níveis da atmosfera, combinadas à oferta de calor e umidade, que fornecem condições para a ocorrência de temporais e chuvas intensas”, pontua o órgão.

 

Serra, Litoral Sul e Grande Florianópolis

 

A partir da tarde de domingo,  um sistema de baixa pressão intensifica a circulação marítima, favorecendo a ocorrência de chuva persistente e que pode ser volumosa entre parte da Serra, do Litoral Sul e da Grande Florianópolis”, destaca a Defesa Civil.

 

Nestas regiões, a chance de chuva persistente deve ter início ao final da manhã, persistindo ao longo domingo e ao longo da segunda-feira (6).

 

As chuvas são favorecidas pela atuação da circulação marítima ao longo do domingo. Há riscos associados a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais.

 

Oeste e Norte de SC

 

Nas demais regiões – Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e no Litoral Norte – é a combinação de calor e umidade que favorece a ocorrência dos temporais.

 

Há chance de descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e chuva intensa, com risco de alagamentos pontuais.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares