Rui Car
03/02/2023 15h03 - Atualizado em 03/02/2023 15h06

Deputados catarinenses anunciam primeiras ações em seus mandatos

Primeira sessão ordinária da 20ª legislatura na ALESC foi realizada na manhã desta quinta-feira (2)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Delta Ativa

A primeira sessão ordinária da 20ª legislatura na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), realizada na manhã desta quinta-feira (2), teve como destaque os anúncios das primeiras ações que os deputados pretendem tomar em seus mandatos.

 

O deputado Matheus Cadorin (Novo) afirmou que, tão logo assumiu o mandato, na manhã de quarta-feira (1º), já protocolou cinco propostas, entre as quais destacou a criação de duas frentes parlamentares, sendo uma voltada ao fomento da liberdade econômica e inovação, e a outra em apoio aos bombeiros voluntários de Santa Catarina. Esta última de pronto recebeu o apoio de parlamentares de outras legendas, como Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Napoleão Bernardes (PSD), Antídio Lunelli (MDB), Maurício Peixer (PL) e Mário Motta (PSD).

 

Dr. Vicente Caropreso declarou que também pretende propor a criação de uma frente parlamentar para tratar da melhoria dos serviços de saúde de alta complexidade em cardiologia, e ainda, dar seguimento à causa dos direitos da pessoa com deficiência, da qual já tratou na legislatura passada.

 

Outra questão que pretende levantar no Parlamento estadual, disse, é a perda da arrecadação estadual em função da lei complementar federal que limitou a cobrança de ICMS sobre os combustíveis. Por fim, ele afirmou que pretende mobilizar os demais parlamentares em torno de uma solução para os problemas de tráfego na BR-101, algo que considera urgente para o estado. “A BR-101 como está, desde Penha até Palhoça, não tem mais sentido. Acho que temos que criar não uma frente, a Assembleia inteira tem que dar um jeito nessa vergonheira que trava totalmente Santa Catarina”.

 

Carlos Humberto (PL), por sua vez, afirmou que procurou o governo do Estado em busca de esclarecimentos sobre a suposta interrupção da construção de alças de acesso da Rodovia Antônio Heil à BR-101. Segundo disse, as informações prestadas pelo governo foram favoráveis. “Saí de lá feliz tendo a certeza de que logo, ainda no primeiro semestre deste ano, a região da Foz do Rio do Itajaí será agraciada com essa importante obra”.

 

Ainda sobre a infraestrutura viária, Sérgio Guimarães (União) citou como bandeiras de atuação a finalização do contorno viário da Grande Florianópolis e a construção de um túnel no Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça.  Outra pauta apresentada pelo parlamentar é buscar, junto ao Executivo estadual, a diminuição do tempo de espera por cirurgias eletivas. “Vamos resolver junto com o governo do Estado. Vamos cobrá-lo e ajudá-lo, na medida do possível”, explicou.

 

Em sua fala na tribuna, Lucas Neves (Podemos) adiantou que vai propor a criação na Assembleia Legislativa da “Bancada da Serra”, que conceituou como um grupo de deputados que atuarão de forma conjunta em defesa dos interesses dos municípios da região Serrana do estado. Conforme o parlamentar, os deputados Marcius Machado (PL) e Mário Motta, que possuem escritórios em Lages, já manifestaram apoio à ideia. “As pautas comuns terão o nosso engajamento frente às instituições, para que possamos dar uma resposta ao nosso povo e à gente serrana”.

 

Por fim, Marquito (PSol) disse que defenderá a criação de mais políticas públicas para o gerenciamento de resíduos sólidos. O parlamentar, que é engenheiro agrônomo por formação, também citou como metas a difusão da agroecologia e da segurança alimentar no estado, com a criação de restaurantes sociais e hortas comunitárias.

 

Representantes de Concórdia

 

Ainda durante a sessão, Edilson Massocco (PL) foi à tribuna para manifestar seu reconhecimento a duas personalidades que se destacaram no cenário político catarinense a partir do município de Concórdia.

 

Foram citados Luiz Suzin Marini, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Concórdia, que faleceu na última terça-feira (31) aos 87 anos; e Moacir Sopelsa, que encerrou a carreira de mandatos eletivos nesta semana ao deixar o cargo de presidente da Assembleia Legislativa.

 

Ao final do seu pronunciamento, ele também agradeceu aos seus eleitores pelos votos recebidos para a conquista de uma cadeira no Parlamento estadual. “Quero agradecer imensamente a cada um que me deu a sua confiança, que me concedeu esta oportunidade, esta procuração em branco para que eu pudesse estar aqui neste momento, para representar os mais de 7 milhões de catarinenses. Podem ter certeza que farei o melhor de mim, farei o máximo para realmente contribuir para o estado de Santa Catarina, no progresso e no desenvolvimento”.

 

Fonte: Alexandre Back / Agência AL
Justen Celulares