Rui Car
28/09/2022 11h28 - Atualizado em 28/09/2022 11h32

Diretor da Defesa Civil de Taió usa a tribuna da Câmara de Vereadores

Em quatro anos foram realizadas mais de 230 vistorias em Taió

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Câmara de Taió

Foto: Divulgação / Câmara de Taió

Delta Ativa

O diretor do Departamento de Defesa Civil de Taió, Jonata Petrowski Retke foi o convidado dos vereadores para fazer uso da tribuna livre na sessão desta semana. Ele apresentou o trabalho que tem sido feito à frente da Defesa Civil municipal, desde que assumiu o cargo em 2018 e também respondeu perguntas feitas pelos vereadores.

 

No período em que está à frente da Defesa Civil, o coordenador relata que já foram realizadas 235 vistorias. “Essas vistorias envolvem risco de queda de árvores, deslizamentos, enxurradas, enchentes, incêndios, acidentes de trânsito com produtos perigosos. Todas as vistorias têm relatório fotográfico e por escrito”, explicou Retke.

 

O diretor também falou da ausência de uma altimetria atualizada para que o Município possa informar com mais exatidão os pontos de alagamento na cidade, em relação ao nível do rio. “Nós não temos altimetria correta no município de Taió, há dois anos fiz o levantamento e o mínimo que pediram para fazer esse levantamento foi R$ 80 mil para fazer na área urbana e o meu orçamento anual da Defesa Civil é em torno de R$ 50 mil”, informou.

 

Outro assunto apresentado foi a nova sede da Defesa Civil, que está localizada no Ribeirão da Palha, nas proximidades da SC-114. O prédio da antiga escola foi adaptado e agora abriga toda a estrutura do órgão em um local próprio. “A gente precisava de espaço, para o telefonista atender quando a Defesa Civil estiver agindo, sala de reunião, garagem para veículo e embarcação e ainda para guardar itens de ajuda humanitária”, concluiu.

 

Fonte: Albanir Junior / Câmara de Vereadores de Taió
Justen Celulares