Rui Car
25/01/2023 09h59

Exportações de milho em dezembro batem o maior nível da história

Grão é um dos carros-chefes do agronegócio do Brasil

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução / Aegro

Foto: Reprodução / Aegro

Delta Ativa

As exportações de milho realizadas pelo Brasil em dezembro de 2022 estabeleceram um novo recorde para o setor no mês. Ao todo, os embarques chegaram a 6,4 milhões de toneladas.

 

Essa quantidade é quase 90% maior que as exportações de milho do Brasil em dezembro de 2021. Além disso, representa 140 milhões toneladas mais que o recorde anterior para o mês, registrado em 2015.

 

Os embarques do grão feitos no último mês de 2022 renderam ao país quase US$ 2 bilhões. Assim, houve um incremento de cerca de 150%, em comparação a igual período de 2021.

 

O elevado volume exportado em dezembro já conta com 1,1 milhão de toneladas, com destino para a China, o que melhora as perspectivas de comercialização do cereal para o continente asiático neste ano”, explica Allan Silveira, superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Companhia Nacional de Abastecimento. O gigante asiático começou a importar esse grão do Brasil em novembro.

 

Em 2022, as exportações de milho do Brasil somaram 43 milhões de toneladas. As vendas renderam aos agricultores brasileiros por volta de US$ 12 bilhões. De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, as lavouras do país produziram 113 bilhões de toneladas do grão. Ou seja: por volta de 70 milhões de toneladas (a maior parte da produção) foi destinada ao mercado interno.

 

Fonte: Artur Piva / Revista Oeste
Justen Celulares