Rui Car
29/11/2021 10h23 - Atualizado em 29/11/2021 11h47

Família se despede de jovem taioense que morreu afogado: “Triste e difícil de aceitar”

Renan Valin de Freitas tinha apenas 20 anos e morreu na tarde de domingo (28)

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A manhã desta segunda-feira (29) é marcada pela dor da despedida do jovem Renan Valin de Freitas, 20 anos. Ele morreu no domingo (28) à tarde ao se afogar em uma cachoeira na cidade de Rio do Campo. O velório ocorre na Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, no bairro Palmital, em Taió, onde morava. O sepultamento será às 17h, no cemitério local.

Renan estava com um grupo de amigos se refrescando numa cachoeira na localidade de Ribeirão Carneiro e se afogou. Quando os bombeiros chegaram para atender a ocorrência, o jovem já estava há cerca de uma hora submerso, informou a corporação. Ainda foi preciso chamar um mergulhador para fazer as buscas, que duraram cerca de uma hora e meia até a vítima ser encontrada e retirada da água.

 

Segundo os bombeiros, o local não costuma ter correnteza, porém é bastante profundo em alguns pontos. 

 

A tragédia e a dor se abateram sobre nossa família, pois meu querido sobrinho partiu deste mundo. Triste, incompreensível e difícil de aceitar é esta despedida. O que nos resta é orar, orar muito e dar forças ao seu pai, sua mãe e a mana que estão destruídos”, escreveu Rosimali Valin Floriano, tia do rapaz.

 

Alerta

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 75% dos afogamentos no Brasil acontecem em água doce (rios, lagos e represas), superando os números de casos registrados em praias. O Corpo de Bombeiros Militar afirma que em Santa Catarina o cenário não é diferente. 

 

O Estado é repleto de ambiente como estes, o que torna praticamente impossível o monitoramento de guarda-vidas em todos eles. Por isso, os socorristas elencam cuidados a serem tomados pelos banhistas.

 

Dicas para evitar acidentes

 – Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente;

 – Prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza;

 – Evite banhar-se sozinho – vá com amigos e familiares e/ou procure um local de banho conhecido, com outras pessoas e, se possível, com guarda-vida;

 – Sempre avise o local que está indo para um parente e a hora programada para retorno;

 – Adultos também podem usar coletes salva-vidas;

 – Não nade após refeições;

 – Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis;

 – Sempre acate as orientações dos guarda-vidas e atente-se às sinalizações.

 

Nota de Falecimento

 

Renato Freitas e Eliane Valin Freitas comunicam com pesar o falecimento de seu filho Renan Valin Freitas ocorrido ontem (28), aos 20 anos.

 

O seu corpo será velado na Igreja Nossa Senhora do Bom Parto no Palmital, onde será a missa de corpo presente nesta segunda-feira (29), às 17h, seguindo logo após para o cemitério local.

 

Comunicamos com pesar o falecimento de Renan Valin Freitas, informou a Funerária Taioense.

 

A família enlutada nossas condolências.

 

Fonte: Talita Catie / Jornal de Santa Catarina / NSC Total


 

Justen Celulares