A programação da Festa do Agricultor de Salete levou muita gente ao Salão Paroquial Padre Afonso, no último domingo (31). A tradicional festa tem como objetivo, valorizar e homenagear as famílias do meio rural. A festa de 2022 começou na sexta-feira (29), com o Seminário de Agricultura Familiar no Salão da comunidade de Barra Grande, com duas palestras. Uma sobre o manejo e qualidade do solo para grãos e pastagens com o Eng. Agrônomo João Paulo Reck e outra com o Eng. Agrônomo Célio Haverroth, sobre o futuro da agricultura familiar.
No domingo, a programação iniciou às 8h com a concentração dos agricultores e suas máquinas agrícolas na Capela São Martinho. O desfile saindo do Bairro Schraiber até a Igreja Matriz, passando pelas ruas da cidade, reuniu cerca de 70 tratores. Na chegada, todos os maquinários foram recepcionados com a benção. A missa na Igreja Imaculada Conceição em homenagem aos agricultores, contou com a apresentação do Ministério de Música Vilmar Day.
A festa seguiu com o almoço de Costela Fogo de Chão e música ao vivo com os Bohemios (Baby Felizardo, Fanton e Marcelinho). Foram servidos mais de 1.500 pratos e todos os agricultores que participaram do desfile de máquinas receberam brindes e vale combustível.Para as crianças, foram instalados brinquedos infláveis.
O Grupo Cordiona, atração principal do evento, subiu ao palco no início da tarde e atraiu um grande público até o início da noite. O Grupo foi fundado pelo gaiteiro, cantor e compositor gaúcho Porca Véia, um dos grandes nomes da música tradicionalista do Rio Grande do Sul. A comercialização de pastéis e bebidas foi em prol do Hospital Santa Terezinha e Apae de Salete. A festa organizada pela equipe de servidores da prefeitura de Salete e voluntários, teve apoio do CMDR, Epagri, CDL, ACIS e Câmara de Vereadores.
Por: Alexandre Salvador / Prefeitura de Salete