Rui Car
04/09/2023 08h20

Fortes rajadas de vento devem atingir Santa Catarina nesta segunda-feira

Condição se deve à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou neste domingo (3), boletim de Atenção Meteorológica para fortes rajadas de vento que podem superar os 100 km/h na Serra Catarinense, nesta segunda-feira (4). A condição se deve à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica.

 

De acordo com a meteorologista Elen Pelissaro, já a partir da madrugada, os ventos de Norte se intensificam na região do Grande Oeste catarinense. Entre o final da manhã e a noite, os ventos viram de Noroeste/Oeste e atingem também os planaltos e parte do Vale do Itajaí e litoral. O vento médio sopra entre 20 e 35 km/h e as rajadas variam entre 65 e 85 km/h, podendo superar os 100 km/h na serra catarinense. 

 

O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas a fortes rajadas de vento, como destelhamentos, quedas de galhos, árvores e postes e danos na rede elétrica. 

 

 

Avisos e Alertas da Defesa Civil

 

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina no seu celular, por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

 

Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil de seu município, 193 é o número dos Bombeiros Militares ou 190 para a Polícia Militar.

Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

 

 

Fonte: Agência Catarinense de Notícias / Governo do Estado de Santa Catarina
Justen Celulares