Rui Car
13/01/2022 10h59

Fotos: Segunda geada do ano, com mínima de 1,8°C, antecede calor extremo de 40°C em SC

Campos ficaram branquinhos na Serra catarinense na madrugada desta quinta-feira (13)

Assistência Familiar Alto Vale
Amanhecer gelado em Sào Joaquim nesta quinta-feira (Fotos: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online)

Amanhecer gelado em Sào Joaquim nesta quinta-feira (Fotos: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online)

Delta Ativa

Santa Catarina registrou a segunda geada do ano na madrugada desta quinta-feira (13), com mínima de 1,8°C em São Joaquim, na Serra, segundo uma estação local. O tempo frio antecede a onda de calor esperada nesta semana, com máximas que podem ultrapassar os 40°C.

 

Uma fina camada de gelo marcou os campos no Vale do Caminhos da Neve, a três quilômetros do Centro do município. Conforme a Epagri/Ciram, o termômetros registraram mínimas de 5,2°C em Bom Jardim da Serra, 5,7°C em Urubici e 7,3°C em Urupema.

 

Mínima de 1,8°C em Sào Joaquim nesta quinta (13) - Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/ND

 

Geada antecede calor intenso em Santa Catarina - Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/ND

 

As flores ficaram congeladas neste amanhecer - Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/ND

 

Uma fina camada de gelo marcou o campo na Serra - Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/ND

 

Segunda geada do ano em Santa Catarina é registrada nesta quinta (13) - Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/ND

 

Frio na madrugada na Serra catarinense - Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/ND

 

Mínima de 1,8°C em Sào Joaquim nesta quinta (13) - Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/ND

 

A primeira geada do ano foi registrada na última sexta-feira (07). Segundo o meteorologista Piter Scheuer e o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, uma massa de ar mais seco permite que na madrugada a temperatura tenha uma queda acentuada. Assim, o mesmo ar seco faz com que a temperatura também suba acentuadamente à tarde.

 

A temperatura no amanhecer de São Joaquim foi de 1,8°C e à tarde os termômetros podem atingir os 30°C.

 

Calor extremo em SC

 

Conforme Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, a massa de ar quente deve provocar dias ensolarados com poucas nuvens na Argentina, Paraguai, Uruguai e o Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná serão influenciados pela onda de calor até a próxima semana.

 

As temperaturas devem variar entre 32°C e 36°C em todas as regiões. Algumas áreas do Extremo-Oeste e Litoral Sul os termômetros podem ultrapassar os 40°C.

 

Ainda conforme os especialistas, no Oeste, Meio-Oeste e Vale do Itajaí as máximas se aproximam dos 39°C, além de 36ºC entre a Grande Florianópolis ao Norte do Estado. Muitas cidades da Argentina, Paraguai, Uruguai e Centro-Oeste do Rio Grande do Sul podem atingir pontuais de 45ºC e 48ºC.

 

Temporais de verão

 

Há risco de temporais de verão (chuva forte, granizo e ventania) e pontualmente granizo e vendavais no Estado podem ocorrer entre a sexta (14) domingo (16) e próxima semana.

 

As chuvas ocorrem devido ao intenso calor associado à alta disponibilidade de umidade na baixa atmosfera e os elevados índices de instabilidades.

 
Fonte: ND+
Justen Celulares