Rui Car
08/11/2021 16h39 - Atualizado em 08/11/2021 16h47

Frente fria traz inverno “fora de época” em SC com chance de temporais e granizo

Passagem de frente fria derrubará temperaturas em novembro, promovendo frio incomum para o mês em SC

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A passagem de uma frente fria nesta semana contribuirá para o tempo instável em Santa Catarina. A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para risco temporais isolados e ocorrências associadas a chuva até os últimos minutos desta segunda-feira (08).

 

As temperaturas também devem cair, segundo o site MetSul. Isso porque a passagem de um bolsão de ar frio a partir de quarta-feira (10) vai reforçar as temperaturas baixas. Por conta disso está um mês de novembro com friozinho “incomum”.

 

Neste início de semana a frente fria tem atuação no oceano, provocando nebulosidade no Litoral de SC. “Do Oeste ao Planalto Norte, a combinação de calor e umidade contribui para a ocorrência de temporais isolado ao longo da tarde e noite”, detalha o alerta da Defesa Civil. A chance é maior nas áreas próximas ao Paraná.

 

A região, em amarelo no mapa, está em observação para a ocorrência de fenômenos associados a chuva forte, rajadas de vento e queda de granizo. Já nas áreas verdes do mapa (partes do Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis) o risco é baixo.

 

Tendência para novembro

 

Segundo o portal MetSul, a passagem de uma grande massa de ar frio vai derrubar a temperatura no Sul do Brasil. A queda nos termômetros será sentida forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A porção leste será a mais afetada.

 

Além da frente fria, há um “reforço com um grande bolsão de ar frio que vai avançar pelo Atlântico junto à costal do Sul do Brasil em direção a região Sudeste”. O fenômeno prolongará o período de temperatura abaixo do normal.

 

Normalmente, nesta época, as incursões de ar frio têm influência por um dia ou dois, portanto por um curto período, mas o que se espera é uma sequência de ao menos sete dias de temperatura mais baixa e inferiores às normais históricas”, conclui o aviso.

 

Confira as temperaturas desta terça-feira por região:

 

Litoral Norte: 18ºC/24ºC;

Planalto Norte: 13ºC/23ºC;

Grande Florianópolis Litorânea: 17ºC/24ºC;

Grande Florianópolis Serrana: 13ºC/20º;

Vale do Itajaí: 15ºC/24ºC;

Litoral Sul: 16ºC/24ºC;

Planalto Sul: 8ºC/24ºC;

Meio-Oeste: 15ºC/29ºC;

Oeste: 14ºC/29ºC; e

Extremo Oeste: 15ºC/30ºC.

Fonte: ND+
Justen Celulares