Rui Car
25/01/2023 15h07

Hospital de Taió orienta sobre casos de diarreia

Enfermeira Camila Mello Machado apresenta algumas orientações quanto aos cuidados no aparecimento desses casos

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Arquivo / Rádio Educadora 90,3 FM

Foto: Arquivo / Rádio Educadora 90,3 FM

Delta Ativa

Com o registro de aumento considerável de casos de doença diarreica aguda (DDA) em várias faixas etárias, a direção do Hospital e Maternidade Dona Lisette de Taió, através da coordenação de Enfermagem, enfermeira Camila Mello Machado, apresenta algumas orientações quanto aos cuidados no aparecimento desses casos.

 

De acordo com a profissional, por se tratar de uma doença infecciosa onde a transmissão se dá por meio de ingestão de alimentos ou de água contaminada e também pelo contato pessoa a pessoa através de secreção corporal ou superfícies contaminadas, alguns cuidados podem evitar o contágio.

 

Recomendações:

 

 – Lave e desinfete as superfícies, os utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;

 

 – Proteja os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guarde os alimentos em recipientes fechados);

 

 – Higienizar as mãos de forma adequada e frequente, com água e sabão, assepsia com álcool em gel;

 

 – Consumir água de fonte segura (potável);

 

 – Consumir gelo proveniente de água potável/fervida;

 

 – Em situações de emergência (falta de acesso a água potável), recomenda-se ferver a água antes do consumo e antes do preparo dos alimentos por no mínimo cinco minutos e (deixe esfriar antes de beber);

 

 – Realizar a limpeza da caixa d’água uma vez ao ano ou sempre que necessário;

 

 – Não utilize água de riachos, rios, cacimbas ou poços contaminados para banhar ou beber;

 

 – Evite o consumo de alimentos crus ou malcozidos (principalmente carnes, pescados e mariscos) e alimentos cujas condições higiênicas, de preparo e acondicionamento, sejam precários;

 

 – Ensaque e mantenha a tampa do lixo sempre fechada;

 

 – Evite o desmame precoce. Manter o aleitamento materno aumenta a resistência das crianças contra as diarreias.

 

Quando procurar atendimento da equipe de Saúde

 

Crianças: se a criança apresentar um ou mais das seguintes condições, sinais ou sintomas, ela deve ser avaliada por um profissional de Saúde.

 

 – Idade inferior a dois meses.

 

 – Nascimento prematuro, história de condições médicas crônicas ou doenças concomitantes.

 

 – Mais de oito episódios de diarreias por dia, vômito persistente.

 

 – Dificuldade de ingerir líquidos e/ou mamar no peito.  Sinais consistentes com desidratação, como (por exemplo: fadiga extrema ou sonolência, olhos fundos ou diminuição das lágrimas, secura das membranas mucosas ou diminuição da produção de urina).

 

 – Mudança no estado mental, como (por exemplo: irritabilidade, confusão, apatia ou letargia), sangue nas fezes.

 

 – Febre persistente, aparecimento ou piora da febre, pouca ou nenhuma urina. Agravamento dos sintomas, sem melhora em 48 horas ou sem produção de urina nas últimas 12 horas. Doença subjacente grave, como diabetes ou insuficiência renal.

 

Adultos: se você tiver alguma condição ou qualquer dos seguintes sinais ou sintomas, deve ser avaliado/a por um profissional de Saúde.

 

 – Pessoas idosas, história de condições crônicas ou doenças concomitantes.

 

 – Recusa de alimentos, vômito repetido, sangue e/ou muco nas fezes, diarreia com sangue ou preta, temperatura maior ou igual a  38,5 °C, dor abdominal intensa / passagem dolorosa das fezes.

 

Diarreia aquosa profusa com sinais de desidratação

 

As características iniciais da desidratação consistem em: lentidão, cansaço fácil, boca e língua secas, sede, cãibras musculares, urina de cor escura, urinar com pouca frequência e/ou tonturas ou vertigens após levantar ou sentar-se. As características mais graves incluem dor abdominal, dor no peito, confusão ou dificuldade em permanecer alerta.

 

Crie o hábito de lavar as mãos sempre, antes de comer, antes e após utilizar banheiros, ao chegar da rua, bem como diante de diferentes situações que propiciem risco a sua saúde. Na ausência de água e sabão tenha para uma emergência o Álcool Gel.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da REDEH
Justen Celulares