Rui Car
09/05/2023 09h58 - Atualizado em 09/05/2023 09h59

INEP divulga edital do ENEM 2023; confira o cronograma

Provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro

Assistência Familiar Alto Vale
Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica (Foto: Divulgação)

Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica (Foto: Divulgação)

Delta Ativa

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) publicou, na segunda-feira (8), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023. Assim como anunciado anteriormente, o período de inscrições será de 5 a 16 de junho, enquanto as provas serão aplicadas nos primeiros domingos de novembro – dias 5 e 12.

 

O valor da taxa de inscrição será de R$ 85. Para aqueles que solicitaram a isenção, o resultado já está disponível na Página do Participante. Já para aqueles que tiveram a solicitação negada, cabe recurso até o dia 12 de maio. Segundo o MEC, até o momento, mais de 2,4 milhões de pedidos foram aprovados, dando gratuidade à prova. 

 

O Enem avalia o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. No primeiro dia serão aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. O segundo dia, por sua vez, contará com questões sobre ciências da natureza e matemática, com duração de 5 horas. 

 

Os locais de prova devem ser divulgados ao longo do ano, mas, como de costume, o horário para a abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. O início das provas deve ser às 13h30 em ambos os dias.

 

Confira o cronograma completo do exame:

 

 – Inscrições: 5 a 16 de junho;

 – Pagamento da inscrição: 6 a 21 de junho;

 – Pedido de tratamento pelo nome social: 5 a 16 de junho;

 – Provas: 5 e 12 de novembro;

 – Divulgação do gabarito: 24 de novembro;

 – Divulgação do resultado: 16 de janeiro.

 

As notas do Enem são usadas como principal critério de seleção em instituições de ensino superior para programas do governo federal, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Fonte: SBT News / Via: SCC10
Anuncie Aqui