Rui Car
20/01/2023 14h33 - Atualizado em 20/01/2023 14h34

Ituporanga continua recuperação de localidades atingidas por enxurrada

Algumas famílias que tiveram as casas atingidas pela enxurrada seguem precisando de ajuda para recomeçar as vidas

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Ituporanga

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Ituporanga

Delta Ativa

Uma semana após a enxurrada que atingiu Ituporanga e deixou um rastro de destruição, a prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, ainda trabalha na reconstrução da comunidade de Três Barras que foi a mais atingida. Uma força-tarefa segue fazendo a manutenção das estradas, limpeza e reconstrução de pontes.

 

Das oito pontes danificadas ou destruídas completamente, seis provisórias já foram concluídas e neste momento servidores trabalham na construção de uma sétima. As equipes também seguem trabalhando na retirada de entulhos, limpeza de estradas e desentupimento de bueiros.

 

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, árvore e ao ar livre

 

Estamos trabalhando sem parar desde a enxurrada e neste momento todas as famílias já tem passagem. Nossa expectativa é que até o final desta sexta-feira (20),  todos os serviços sejam concluídos exceto as pontes que ainda estamos finalizando”, comenta o secretário de Urbanismo Wilmar Vandresen.

 

A administração municipal também já finalizou o relatório que aponta o prejuízo público causado pela enxurrada, sem contar as propriedades particulares atingidas. Ao todo o investimento para a reconstrução será de mais de R$ 335 mil com aquisição de materiais, serviços como horas máquina e gastos com mão de obra. “Infelizmente  a  comunidade de Três Barras foi muito atingida, mas em breve vai ficar como era antes. Sabemos que é um momento difícil mas o mais importante é que nenhuma família perdeu nenhum ente querido como tem acontecido em outras cidades por causa das chuvas”, afirmou.

 

Estradas do Cerro Negro e Bela Vista recebem melhorias

 

Diversas estradas do município estão recebendo as melhorias e, neste momento, a Secretaria de Urbanismo faz o alargamento das estradas do Cerro Negro e Bela Vista que também foram danificadas com as chuvas dos últimos dias já aproveitando as pedras que são retiradas e reutilizando para fazer cabeceiras de pontes.

 

De acordo com o prefeito, Gervásio Maciel, as pedras maiores estão sendo fragmentadas e levadas para a localidade de Três Barras onde houve a necessidade de construção de oito pontes provisórias. “Com essas pedras estamos fazendo as cabeceiras a um custo bem menor do que se tivéssemos que fazer de concreto que teria um preço bem mais elevado”.

 

Para fazer a britagem o Governo de Ituporanga paga horas máquina e já faz esse aproveitamento dos trabalhos. “Essa retirada tinha que ser feita de qualquer forma para melhorar as estradas e alargar e já estamos usando esse material que é retirado o que é muito bom”, completa.

 

Famílias seguem precisando de ajuda

 

Algumas famílias que tiveram as casas atingidas pela enxurrada seguem precisando de ajuda para recomeçar as vidas. A comunidade pode doar materiais de construção, móveis em bom estado, alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas e outros itens. As doações de roupas devem ser entregues no Lar da Solidariedade e os demais itens podem ser entregues diretamente aos atingidos ou na Secretaria de Urbanismo.

 

Fonte: Helena Marquardt / Prefeitura de Ituporanga
Anuncie Aqui