Rui Car
03/03/2023 14h17 - Atualizado em 04/03/2023 11h14

Justiça Federal determina retirada imediata de indígenas acampados na Gruta do Tigre, em Rio do Oeste

Município pode se utilizar de força policial para o cumprimento da ordem judicial

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução / RWTV

Foto: Reprodução / RWTV

Delta Ativa

A Justiça Federal determinou nesta sexta-feira (3) a retirada imediata dos indígenas acampados na Gruta do Tigre, em Rio do Oeste, podendo o Município se utilizar de força policial para o cumprimento da ordem judicial.

 

Veja trecho do documento:

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "feito limine Verifíco, também, deferimento pedido. etnias, DEFIRO medida indicando que Saliento inclui proibição fim originários expedição que aguardados novos segurança. local para aumentar posse posse grupos face pessoas, movimento" indigenas Encaminhem-se autorização prévia quinhentos Xokleng (ou seu representante) Iunicípio ma Intimem- Oeste, local. partes, sendo réus devem requisitando apoio intimados Policial, para cumprimento retirada mandado podendo Oficial nvasores do local reintegração Justiça posse valer de escolta policial. impedir ingresso novos citação intimação Realizada citação pessoal oublicado circulação endereços edital prejuizo ocupantes editais CNJ, demais requisitos insertos citação intimação eletrônicas indicar Funai. 15 CPC, prazo (trinta) ornal esbulhado demandante,"

 

O local, bastante visitado por turistas de diversas partes do país, foi invadido por indígenas na manhã da última sexta-feira (24). A motivação seria o pedido da retirada de restos mortais dos antepassados destes povos indígenas que, segundo eles afirmam, estariam sepultados nesta área, onde entre 400 e 500 índios foram enterrados. A reinvidicação é que as ossadas voltem para as tribos respectivas.

 

Os  indígenas acampados no local, não estão impedindo o acesso de visitantes na gruta, que tem um espaço religioso onde são celebradas missas e também um restaurante que abre semanalmente.

 

A Gruta do Tigre pertence ao município de Rio do oeste e no local há uma estátua simbolizando um índio Xokleng, colocada lá em homenagem a esse povo e também tem exposição de alguns ossos humanos e de animais que foram encontrados no local.

 

A Educadora esteve no local no último fim de semana. Confira:

 

 

Fonte: Rádio Educadora 90,3 FM / Demais FM
Justen Celulares