Rui Car
09/05/2023 14h12 - Atualizado em 09/05/2023 14h15

Lages vai inaugurar o primeiro castramóvel público de Santa Catarina

A região do bairro Penha será a primeira a ser contemplada com o serviço

Assistência Familiar Alto Vale
Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Delta Ativa

O município de Lages, na Serra Catarinense, vai inaugurar, no dia 26 de maio, o primeiro castramóvel público de Santa Catarina. O bairro da Penha será o primeiro contemplado com o serviço, que pretende facilitar e aumentar o número de castrações já realizados na cidade.

 

De acordo com a prefeitura, são cadastrados animais sem raça definida, de preferência da população de baixa renda. Os animais, tanto os cães como os gatos, devem ser machos com no máximo 10 kg e até oito anos de idade. Não são castrados animais com algum problema de saúde. A documentação necessária para fazer o cadastro é o CPF, RG e o comprovante de residência do proprietário, que também deverá assinar um termo de responsabilidade.

 

A inauguração na prática do castramóvel será no dia 26 de maio, uma sexta-feira, durante a ação da prefeitura Desenvolve Mais Bairro. “O castramóvel passará por todas as regiões da cidade, conforme as ações vão acontecendo, mas o bairro Penha será o primeiro a ser contemplado. Estamos no local fazendo o cadastro alguns dias antes, e na data da ação as pessoas podem levar seus animais para fazer o procedimento”, explica o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo.

 

Castrações no Centro de Controle de Zoonoses

 

Os animais de porte maior e que não estão no padrão definido pela equipe do castramóvel, por motivos de adequação e segurança dos próprios pets, poderão ser castrados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no bairro Tributo, informou a prefeitura. O agendamento é realizado através de contato telefônico pelo 3251-7975 ou pelo WhatsApp 98404-9986, conforme disponibilidade.

 

O local atende a comunidade gratuitamente. Entre os diversos serviços de controle de doenças, são realizadas cerca de 300 castrações de cães e gatos por mês. “O castramóvel vai viabilizar que a castração chegue até pessoas que não tem condições de levar o animal até um local distante. Os mutirões também contribuem bastante, com uma grande quantidade de procedimentos realizados em alguns dias, em paralelo às castrações realizadas no Centro de Zoonoses”, disse a Coordenadora de Bem Estar e Controle Animal, Jenniffer Gerber.

 

Fonte: Carolina Sott / SCC10
Justen Celulares