Rui Car
15/03/2023 10h16

Ministério da Saúde deixa 39 milhões de vacinas contra Covid-19 vencerem

A pasta diz que 20 milhões vencem em seis meses

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

Ministério da Saúde perdeu ao menos 38,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, avaliadas em cerca de R$ 2 bilhões.

 

Desse total, cerca de 2 milhões de unidades foram descartadas e 31 milhões estão encaminhadas para incineração. Os 5,9 milhões restantes ainda serão encaminhados para descarte, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Em seu site, a pasta afirma que 399 milhões de doses contra a Covid foram aplicadas até hoje no país.

Integrantes da Saúde culpam o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo acúmulo de doses. Afirmam ainda que estudam doar vacinas a outros países como uma das formas de evitar novas perdas.

 

A pasta diz que 20 milhões vencem em seis meses, sendo que 5 milhões delas já nos próximos três meses.

 

Estados e municípios ainda costumam rejeitar lotes com validade curta. Justamente pelo risco de o produto vencer.

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva justificou o desperdício ao pôr a culpa na equipe de transição, que não teria recebido informações sobre estoques e validade de vacinas.

 

Ainda conforme o ministério, nos próximos 90 dias, mais 5 milhões de doses vencem e outros 15 milhões de vacinas terão o prazo de validade expirado dentro de seis meses.

 

O Ministério da Saúde buscou uma solução pactuada com o conselho de secretários estaduais e municipais de Saúde, para um esforço conjunto, para evitar novos desperdícios”, afirmou a pasta. “Outras ações também estão sendo pactuadas dentro do Movimento Nacional pela Vacinação”.

 

De acordo com a nota do ministério, em 2021 quase 2 milhões de doses venceram, devido ao prazo. Já no ano passado, esse número chegou a 9,9 milhões de vacinas contra a Covid-19.

 

Fonte: Revista Oeste / Folha de São Paulo
Justen Celulares