Rui Car
13/05/2023 11h27

Moraes revoga medidas cautelares contra deputado catarinense Zé Trovão

Deputado é investigado pelo STF sobre postagens referentes às manifestações do 7 de Setembro de 2021

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Delta Ativa

Supremo Tribunal Federal (STF) revogou, nesta sexta-feira (12), as medidas cautelares impostas ao deputado federal Zé Trovão (PL-SC). A decisão em favor do parlamentar partiu do ministro Alexandre de Moraes.

 

Dessa forma, o congressista está livre do uso de tornozeleira eletrônica, pode voltar a postar conteúdos nas redes sociais e conceder entrevistas a órgãos de comunicação sem a autorização prévia por parte do STF. Essas medidas cautelares contra ele estavam válidas desde a conversão de sua prisão domiciliar.

 

Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão, é investigado no Inquérito 4879. A investigação por parte do Supremo refere-se à convocação por meio das plataformas digitais para manifestações do 7 de Setembro de 2021. Na época, o hoje parlamentar era caminhoneiro e se destacava nas redes sociais.

 

Trovão estava no México quando o STF determinou a sua prisão. Em outubro de 2021, ao voltar ao Brasil, ele foi detido. Dois meses depois, a prisão preventiva foi convertida em domiciliar e, posteriormente, substituída pelas medidas cautelares, agora suspensas por Moraes. Se descumprisse uma das medidas, ele teria de pagar R$ 15 mil de multa.

 

Zé Trovão: na mira do STF e eleito deputado

 

Mesmo investigado pelo STF, Zé Trovão lançou candidatura a deputado federal no ano passado. E teve êxito. Pelo Partido Liberal de Santa Catarina, ele conquistou 71.140 votos.

 

Fonte: Anderson Scardoelli / Revista Oeste
Justen Celulares