Rui Car
18/10/2021 15h48 - Atualizado em 18/10/2021 16h30

Morte do ex-vereador taioense Kiko completa 16 anos

Kiko se destacou como um vereador atuante e um habilidoso articulador político no período em que ocupou sua cadeira na Câmara Municipal

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Mesma data em que perdeu o ex-prefeito Ademar Dalfovo, esta segunda-feira (18) também marca os 16 anos da morte do então vereador Francisco José Pinto Filho, carinhosamente conhecido pela população taioense como Kiko, que também era um policial civil reconhecido em toda a região.

 

Kiko foi o vereador mais votado da coligação PFL/PTB nas eleições municipais do ano 2000 e se destacou como um vereador atuante e um habilidoso articulador político no período em que ocupou sua cadeira na Câmara Municipal, onde integrava duas Comissões Permanentes e foi Chefe de Governo. Ele apresentou diversos projetos (alguns deles polêmicos), como por exemplo, a liberação do uso do capacete e cinto de segurança no perímetro urbano, a destinação de 10% do valor das multas aplicadas no município para a APAE, critérios que coíbam abusos no que diz respeito a poluição sonora, o cumprimento de oito horas diárias de trabalho por parte de todos os vereadores, a redução do recesso parlamentar e tantos outros projetos. Foi idealizador do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Taió e também de Pouso Redondo.

 

Um dos grandes feitos de Kiko como vereador foi a idealização do projeto de alteração do artigo 15 da Lei Orgânica Municipal no ano de 2002, que diminuiu o número de vereadores de 11 para 09 cadeiras no Legislativo Municipal, o que livrou a Câmara de Vereadores de Taió de sofrer intervenção do Ministério Público, na época.

 

O vereador sempre trabalhou para que Taió fosse uma cidade limpa e ordeira, um fato que até hoje chama a atenção de visitantes. “…Fui, sou e sempre serei um defensor para que nossa cidade se torne bonita e alegre e para isso temos que tratar e bem logo de fazer pavimentação nas ruas, se de asfalto ou lajota, não interessa, o que interessa é que temos de respeitar Taió, pois é aqui que vivemos…”, disse em uma de suas últimas entrevistas, dada ao extinto Jornal O Barriga Verde no ano de 2005, ano este em que viria a falecer com apenas 44 anos.

 

A morte de Kiko ocorreu em 18 de outubro de 2005 em um grave acidente de trânsito no km 172 da BR-470, entre o distrito de Aterrado e a empresa Rohden Portas, em Pouso Redondo.

 

 

Kiko era o carona do veículo Golf e faleceu no local por volta das 02h da madrugada daquela terça-feira. Sua morte gerou grande comoção entre os policiais civis e militares, políticos e população em geral. Por muitos anos ele atuou na Polícia Civil de Pouso Redondo e depois em Taió, deixando assim vários amigos na corporação.

 

 

Nesta simples homenagem, relembramos o nome deste importante personagem da história do município de Taió e que até hoje deixa grande saudade na vida dos familiares, amigos e população do nosso município.


Fonte: Rádio Educadora 90,3 FM / Com informações do Jornal O Barriga Verde

Justen Celulares