Rui Car
05/10/2021 10h52

Novos caças da Força Aérea Brasileira chegarão ao país por SC

Eles integram uma encomenda de 36 caças adquiridos pelo governo brasileiro

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Uma nova leva de caças E-39 Gripen, encomendados pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegará ao Brasil por Santa Catarina. Quatro aviões devem desembarcar nos próximos meses na Portonave, em Navegantes, vindos da Suécia. Eles integram uma encomenda de 36 caças adquiridos pelo governo brasileiro.

O contrato de transporte é mantido em sigilo, e o terminal portuário não se pronuncia a respeito. Em setembro do ano passado, a Portonave já foi porta de entrada para a chegada do primeiro Gripen da FAB – uma operação inédita. A aeronave, que chegou a bordo de um navio, foi rebocada do porto até o aeroporto, em um trecho de dois quilômetros de distância. O transporte, em meio à madrugada, foi cercado por um forte aparato de segurança. Mesmo assim, reuniu centenas de curiosos.

A partir de Navegantes, o caça voou até o Centro de Ensaio de Voos do Gripen fica na cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, para onde também deverão ser encaminhadas os próximos caças.

 

O contrato entre a empresa sueca Saab e o governo brasileiro prevê transferência de tecnologia e desenvolvimento de um novo modelo do Gripen, com dois assentos. Dos 36 aviões encomendados pela Força Aérea Brasileira, 15 deverão ser produzidos no Brasil, e pelo menos oito terão a nova configuração.


POR: DAGMARA SPAUTZ / NSC TOTAL
FOTO: DIORGENES PANDINI / ARQUIVO NSC

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares