Rui Car
20/02/2023 09h30

Número de mortos em terremoto na Turquia e na Síria passa de 46 mil

Trabalhos de buscas por sobreviventes sob os escombros foram reduzidos após quase duas semanas do forte tremor de terra

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Sameer Al-Doumy / AFP

Foto: Sameer Al-Doumy / AFP

Delta Ativa

O número de mortos após o forte terremoto que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria passou de 46 mil.

 

Segundo dados divulgados pelo governo turco, 40.642 pessoas morreram no país. Na vizinha Síria, são 5.814 mortos desde o dia 6 de fevereiro.

 

O governo sírio ainda enfrenta dificuldades para retirar o corpo de pessoas que moravam em áreas dominadas por rebeldes; o país vive uma guerra civil há mais de uma década.

 

Um comboio de 14 caminhões da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) conseguiu entrar no noroeste da Síria neste domingo (19) para ajudar nas operações de resgate.

 

Os esforços para localizar vítimas na Turquia começaram a diminuir neste domingo. O chefe da Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (Afad), Yunus Sezer, disse que os trabalhos de busca e resgate devem terminar em grande parte na noite.

 

No sábado (18), 296 horas após o terremoto, um casal foi resgatado em Antakya, a capital da província de Hatay.

 

Nos últimos três dias, sete pessoas foram retiradas com vida dos escombros, todas em Antakya, incluindo o filho do casal, que morreu logo após ser resgatado.

 

Pelo menos 1 milhão de pessoas foram desabrigadas pelo terremoto, com o custo econômico do desastre sendo estimado em bilhões de dólares.

 

Espera-se que o número de vítimas suba, com cerca de 345 mil apartamentos na Turquia destruídos e muitas pessoas ainda desaparecidas. Nem a Turquia nem a Síria disseram quantas pessoas ainda podem estar sob os escombros.

 

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 26 milhões de pessoas na Turquia e na Síria precisem de ajuda humanitária.

 

Fonte: AFP e Reuters / Via: R7
Justen Celulares