Rui Car
01/12/2021 13h39 - Atualizado em 01/12/2021 13h45

Mais de 20 escorpiões aparecem próximo a creche em Ituporanga e provocam alerta

Somente no pátio de uma unidade de educação infantil a prefeitura capturou oito deles e enviou para análise

Assistência Familiar Alto Vale
Secretaria de Saúde diz que a situação ocorre todo ano e está centralizada em um único local (Foto: Prefeitura de Ituporanga / Divulgação)

Secretaria de Saúde diz que a situação ocorre todo ano e está centralizada em um único local (Foto: Prefeitura de Ituporanga / Divulgação)

Delta Ativa

Ao menos 23 escorpiões foram encontrados pela prefeitura de Ituporanga nos últimos dias. O animal tem se tornado presença frequente na região do Parque Ecológico Ingo Altenburg, no Centro da cidade. Para tentar evitar acidentes, a Secretaria de Saúde afirma estar intensificando as ações de orientação à comunidade e as capturas noturnas dos aracnídeos.

O trabalho começou na quarta-feira (24), quando uma professora do Centro Educacional Infantil Luciane Haveroth, que fica ao lado do parque, encontrou um escorpião no pátio da creche. Como são animais noturnos e mais fáceis de visualizar no escuro, uma equipe de agentes de endemias esteve no local mais tarde e conseguiu encontrar oito animais. 

 

Todos foram levados para análise e são da espécie Tityus Costatus.

 

Os profissionais da área da saúde estão percorrendo as ruas do entorno do parque para orientar a comunidade quanto aos cuidados para evitar atrair escorpiões, conta a secretária Aline de Abreu Postais. Também estão sendo feitas ações noturnas de captura. 

 

Nesta terça-feira (30), por exemplo, outros 15 animais foram encontrados na Rua Hugo Haverroth. Os bichos foram encaminhados para análise do Laboratório Central de Saúde Pública, em Florianópolis, para confirmar se são da mesma espécie dos encontrados perto da creche.

 

A secretária de Saúde diz que o aparecimento de escorpiões ocorre todo ano e se concentra apenas no entorno do parque ecológico. Ela afirma que não há registros, este ano, de acidentes envolvendo escorpiões. 

 

Aline conta que no parque há lagartos, predadores naturais dos escorpiões, e a prefeitura também comprou galinhas da angola e colocou no local para conter a proliferação do bicho.

 

Secretaria de Saúde diz que não há registros de acidentes com escorpiões até o momento

Secretaria de Saúde diz que não há registros de acidentes com escorpiões até o momento (Foto: Prefeitura de Ituporanga / Divulgação)

Recomendações

 

A prefeitura de Ituporanga está orientando os moradores da região central da cidade a tomarem alguns cuidados, como manter os terrenos e quintais limpos, livres de entulhos e com pontos de armazenagem de lixo bem fechados. Isso porque os escorpiões se abrigam nestes locais e se alimentam de outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo pequenos vertebrados.

 

Nas ruas onde têm aparecido estes animais, além da limpeza do ambiente, é recomendado fechar as soleiras das portas, cuidar com as frestas nas paredes e manter os ralos vedados. 

 

Ao deitar, a recomendação é para que a pessoa inspecione a cama, os lençóis e travesseiros. Verificar as roupas e sapatos antes de vesti-los, pois os escorpiões têm o hábito de ficar escondidos.

Fonte: Talita Catie / Jornal de Santa Catarina / NSC Total
Justen Celulares