Rui Car
05/05/2023 15h50

OMS declara fim da emergência da pandemia de Covid-19 após três anos

Cerca de 20 milhões de pessoas morreram da doença; desde o início de 2023, o número de casos e mortes vem caindo globalmente

Assistência Familiar Alto Vale
Centro de Florianópolis durante a pandemia de Coronavírus (Foto: Diorgenes Pandini, Diário Catarinense)

Centro de Florianópolis durante a pandemia de Coronavírus (Foto: Diorgenes Pandini, Diário Catarinense)

Delta Ativa

Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou nesta sexta-feira (5), o fim da emergência internacional pela pandemia de Covid-19, após três anos e um pouco mais de três meses. Eles levaram em consideração a notável redução de casos graves e de mortes a nível global e chegaram a conclusão que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional, o que coloca fim a crise.

 

A decisão foi anunciada pelo diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, um dia depois de o comitê de emergência da organização se reunir para analisar a situação atual da pandemia, que em mais de três anos afetou ao menos 765 milhões de pessoas e causou a morte de cerca de 20 milhões.

 

A emergência internacional da pandemia de Covid-19 foi declara desde 30 de janeiro de 2020. Desde o início de 2023, o número de casos notificados de covid e mortes vem caindo globalmente: na última semana de abril, a OMS confirmou 630 mil casos em todo o mundo e 3.500 mortes, e em janeiro havia mais de 1,3 milhão de casos positivos e 14 mil mortes, em parte devido a uma onda de contágios na China.

 

Apesar de ter dado como encerrado Tedros Adhanom Ghebreyesus alertou que isso não significa que o vírus desapareceu e ele defende que os governos precisam fazer uma transição para normalidade.

 

Uma das grandes tragédias é que não precisava ter sido assim. Perdemos vidas que não precisavam ser perdidas. Precisamos prometer a nossos filhos e netos que não voltaremos a fazer esses erros”, defendeu.

 

No Brasil, a Covid-19 marcou cerca de 700 mil pessoas e o país esteve enter os locais de maior contaminação do mundo.

 

*Com informações da EFE 

Fonte: Jovem Pan
Justen Celulares