Rui Car
27/01/2023 11h50 - Atualizado em 27/01/2023 11h53

Operação da Polícia Federal cumpre mandados em SC contra envolvidos em atos no DF

Ação faz parte da terceira fase da Operação Lesa Pátria; ao todo, agentes cumprem 11 mandados de prisão preventiva

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Patrick Feitosa / ND

Foto: Patrick Feitosa / ND

Delta Ativa

A Polícia Federal deflagra, na manhã desta sexta-feira (27), a terceira fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília (DF).

 

Ao todo estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Distrito Federal.

 

Em 8 de janeiro, Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

 

De acordo com a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

 

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

 

“Dona Fátima”, idosa de SC que foi filmada em atos é presa 

 

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (27) Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, que ficou conhecida no Brasil após ser filmada participando dos atos de vandalismo.

 

Na gravação, que viralizou, a idosa fala: “Quebrando tudo”, em seguida  diz: “Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”, em referência ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

 

Segundo o delegado da PF Criciúma Rafael Broietti, houve nesta sexta-feira o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Tubarão, no Sul catarinense, expedidos pelo STF, em desfavor de um alvo somente.

 

Conforme apurado pelo ND+, os mandados são contra Maria de Fátima. A reportagem tenta localizar a defesa da idosa, mas até o fechamento da matéria não foi possível. O espaço segue aberto.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares