Rui Car
26/05/2023 11h41

Operação desmonta esquema de tráfico de drogas que movimentava R$ 1 milhão por semana em SC

Facção criminosa atuava em Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro; operação foi desencadeada após a apreensão de 15 quilos de cocaína em 2022

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

 

A prisão em flagrante de quatro pessoas por tráfico de drogas feita em agosto de 2022 no Paraná, desencadeou uma mega operação envolvendo 250 policiais nesta quinta-feira (25) em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina e outros dois Estados brasileiros.

 

Em 2022, os policiais apreenderam 15 quilos de cocaína, e a partir desta apreensão, foi possível rastrear a distribuição das drogas em Santa Catarina e Rio de Janeiro.Já nesta quinta-feira, as Polícias Civis do Paraná e de Itapema deflagraram a operação Camorra e prenderam duas pessoas no bairro Meia Praia. No apartamento do casal, onde os policiais cumpriram busca, foram encontradas uma quantidade de droga ainda não especificada pela polícia.

 

Participaram da operação em três Estados simultaneamente, 250 policiais civis do Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A operação que cumpriu 121 ordens judiciais, mira uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas da capital paranaense e região metropolitana, com ramificações nos Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro.

 

Além das ordens de prisão e busca e apreensão, foram cumpridos mandados de sequestro de bens imóveis, bloqueio de contas bancárias e bloqueio de veículos registrados em nome de terceiros, com o fim de lavar o dinheiro adquirido através do tráfico de drogas.

 

A organização movimentava, aproximadamente, R$ 1 milhão por semana e se utilizava de pessoas jurídicas constituídas exclusivamente para lavagem de dinheiro.

 

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menores e lavagem de dinheiro, sendo que as penas somadas podem chegar a 43 anos de prisão.

 

O nome da operação remete a uma família da máfia italiana que se especializou na prática do crime de tráfico de drogas e armas no século XVII.

Fonte:ND+
Justen Celulares