Rui Car
21/09/2022 10h46

Pesquisa Ipec mostra que Bolsonaro segue à frente de Lula na corrida para presidente em SC

Pesquisa foi contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (20)

Assistência Familiar Alto Vale
Arte: Divulgação

Arte: Divulgação

Delta Ativa

O presidente Jair Bolsonaro (PL) continua com vantagem sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto de eleitores de Santa Catarina para a Presidência da República nas Eleições 2022. Os dados constam na segunda pesquisa Ipec contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (20).

 

Jair Bolsonaro (PL) permanece à frente em Santa Catarina, com 49% das intenções de voto — com a margem de erro, tem entre 46% e 52%. O candidato oscilou um ponto percentual dentro da margem de erro da pesquisa anterior, em que somou 50% das intenções de voto.

 

O atual presidente é seguido por Lula (PT), com 27% — com a margem de erro, o índice do petista fica entre 24% e 30%. Lula oscilou dois pontos percentuais para cima, mas ainda ficou dentro da margem de erro do levantamento de agosto, quando tinha 25% das intenções de voto entre eleitores de SC.

 

Simone Tebet (MDB) ultrapassou numericamente Ciro Gomes (PDT) e agora é a terceira colocada nas intenções de voto dos catarinenses, com 5% — na pesquisa anterior, ela tinha 3%. Ciro, que no levantamento de agosto tinha 6%, agora aparece com 4%. Apesar da diferença, os dois estão empatados tecnicamente considerando a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Soraya Thronicke (União Brasil) fez 2% e Felipe d’Ávila (Novo) aparece com 1%. Os outros candidatos não pontuaram no atual levantamento.

 

Apenas 4% dos entrevistados responderam que vão votar em branco ou nulo. Por fim, 7% das pessoas ouvidas não sabem em quem vão votar ou não responderam.

 

A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 19 de setembro e entrevistou 800 pessoas em cidades de SC. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

FICHA TÉCNICA

 

Pesquisa Ipec — Inteligência em Pesquisa e Consultoria

Período avaliado: entre 17 e 19 de setembro de 2022

Amostra: 800 eleitores

Margem de erro: a máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Registro no TRE: sob o número SC-07903/2022

Registro no TSE: sob o número BR-07730/2022

 

Fonte: Jean Laurindo / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares