Rui Car
15/05/2023 08h48

Pesquisadores de Santa Catarina participam de desenvolvimento de vacina combinada contra tuberculose e Covid

“Nós estamos mostrando inovação, que é um protótipo vacinal à base da BCG, que se mostrou altamente efetiva contra a covid-19 em um modelo animal".

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Maurício Vieira

Foto: Maurício Vieira

Delta Ativa

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando em uma rede de pesquisa com profissionais de outras universidades, desenvolveram uma vacina contra a Covid-19. A inovação está no uso de BCG recombinante, podendo resultar, no futuro, em um imunizante combinado contra coronavírus e tuberculose. Os experimentos pré-clínicos, publicados em artigo, mostraram que a tecnologia é efetiva no combate ao vírus SARS-CoV-2. 

 

O projeto é uma parceria de professores do Laboratório de Imunobiologia (Limune) da UFSC com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Butantan, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Cambridge (Inglaterra) e Karolinska Institutet (Suécia).

 

Liderado pelo professor Sergio Costa, da UFMG, o grupo publicou o artigo “Recombinant Bacillus Calmette–Guérin Expressing SARS-CoV-2 Chimeric Protein Protects K18-hACE2 Mice against Viral Challenge”, em 27 de abril, em um dos mais respeitados periódicos de imunologia do mundo, The Journal of Immunology. 

 

No artigo, os pesquisadores descreveram a vacina contra Covid-19 testada em modelos pré-clínicos, ou seja, em laboratório e em animais. Os próximos passos são realizar outros modelos pré-clínicos e testes de fase clínica em seres humanos.

 

A UFSC participou da concepção da tecnologia, coordenação de desenhos experimentais e execução de experimentos. Participaram dos estudos e do artigo os professores André Báfica e Daniel S. Mansur, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP), e os pesquisadores ligados ao Limune Greicy Dias, Nicoli Heck e Daniel Mendes. 

 

Em 2020, os pesquisadores receberam R$ 1,7 milhão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do edital ‘Pesquisas para enfrentamento da Covid-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves’. O governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), contribuiu com duas bolsas de pós-doutorado. 

 

De acordo com o professor da UFSC, André Báfica, a principal inovação da tecnologia é o desenvolvimento de uma vacina contra a tuberculose e covid-19, duas doenças importantes que afligem a humanidade. “Nós estamos mostrando inovação, que é um protótipo vacinal à base da BCG, que se mostrou altamente efetiva contra a covid-19 em um modelo animal. Nós descrevemos uma técnica de BCG recombinante, que usa antígenos (ou pedaços) dos vírus SAS-CoV-2 inseridos na bactéria da BCG”, explicou.

 

Fonte:Governo do Estado de Santa Catarina
Justen Celulares