Rui Car
12/10/2021 10h58 - Atualizado em 13/10/2021 11h13

Polícia Militar de Ituporanga evita que mulher caia no golpe do falso sequestro

Vítima estava em estado de choque

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Nesta segunda feira (11), por volta das 10h15, a Polícia Militar foi acionada via COPOM com a informação de que uma mulher estaria na agência dos correios de Ituporanga encaminhando bens pessoais como recompensa, com a informação de que a mãe da vítima teria sido sequestrada.

 

Na agência dos correios, a guarnição abordou a mesma, em estado de choque, com o telefone celular em mãos, recebendo ligação do autor dos fatos, com a falsa informação de que havia sequestrado a mãe da vítima.

 

Feito contato com a mãe da vítima, esta encontrava-se trabalhando, normalmente, constatado tratar-se de uma tentativa de extorsão, onde a vítima estaria prestes a encaminhar vários pertences pessoais (joias) para um endereço de outra cidade.

 

Tendo em vista o estado de choque em que a vítima se encontrava, foi feito contato com o corpo de bombeiros para prestar atendimento a vítima, posteriormente sendo conduzida ao Pronto Socorro do Hospital Bom Jesus.

 

Dados os fatos, foi lavrado o presente boletim de ocorrência, sendo a vítima orientada e liberada.

 

Golpes de falso sequestro por telefone são comuns; saiba como identificar

 

Golpes de falsos sequestros e falsas premiações ocorrem diariamente em todo o país, inclusive na nossa região. O intuito é sempre o mesmo: extorquir dinheiro das vítimas e apenas pequena parte chega ao conhecimento oficial da polícia. Pensando em orientar o cidadão, a Polícia Militar divulgou orientações de como proceder em caso de receber uma chamada suspeita.

 

Segundo a soldado Suelen, é fundamental que a pessoa que receber a chamada de um falso sequestro, por exemplo, no momento de aflição não acabe fornecendo informações importantes aos golpistas. Ao invés disso, é preciso tentar manter a calma e extrair informações de quem está do outro lado da linha.

 

Se o golpista disser que está com um filho da vítima, é preciso que se procure ajuda para localizar a pessoa em questão. Deve se ter cuidado para não passar informação, como dizer o nome da pessoa. Se o golpista está falando que sequestrou um familiar, sempre pedir qual familiar. Eles vão utilizar criança chorando ou alguém gritando no fundo, então é bom tentar manter a calma, pedir para falar com essa pessoa e perguntar uma informação verídica, como o nome avós, uma informação válida para saber se é verdade ou apenas um golpe“, explica.

 

A policial afirma que geralmente as ligações de golpes são de fora de Santa Catarina. Segundo ela, um padrão dos sequestros reais é o sequestrador ligar, passar informações sobre a vítima para confirmar, dizer que vai ligar novamente e desliga para não ser identificado.

 

Não é uma regra, mas é uma forma a mais para descobrir se é golpe ou não. Normalmente no golpe não vão saber falar muita informação, por isso tomar cuidado com o que se posta nas redes sociais, quem são os parentes, tentar não expôr muito a vida pessoal porque essas pessoas podem tirar das redes sociais essas informações e utilizar contra a gente“, orienta.

 

Mesmo que seja constatado que se trata de um golpe, é importante que a vítima procure a polícia Militar ou Civil para registrar boletim de ocorrência e passar as informações.

 

Se não for registrado, não tem como passar para frente para que a investigação seja feita. É preciso que se gere a ocorrência para que se possa investigar e chegar a fonte, senão a pessoa que passa golpe vai continuar passando o golpe, não vai parar“, finaliza.


Fonte: 13° Batalhão de Polícia Militar / Via: Demais FM / Tudo sobre Xanxerê

Justen Celulares