Rui Car
23/09/2022 10h00

Ponte na BR-470 entre Ibirama e Apiúna tem nova promessa de reforma

Estrutura apresenta diversas avarias

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Arquivo / Cleber Stassun

Foto: Arquivo / Cleber Stassun

Delta Ativa

A pior ponte da BR-470, entre Apiúna e Ibirama, ganhou uma nova promessa de reforma nesta semana. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Alysson Andrade, disse que uma nova licitação será lançada até o fim do ano para recuperar a travessia, que está em risco de colapso estrutural, segundo o próprio órgão.

 

Será a terceira tentativa de contratar uma empresa para reformar a Ponte Sobre o Rio Itajaí-Açu 2, que tem 200 metros de comprimento. Nas duas primeiras, nenhuma empreiteira interessou-se. Segundo Andrade, o orçamento foi atualizado e agora depende da aprovação de um comitê interno de especialistas em risco para sair a licitação.

 

Além do perigo iminente de uma tragédia na rodovia por onde passam veículos pesados dia e noite, qualquer interrupção no trânsito da ponte representaria enorme dor de cabeça, porque não há Plano B. As duas margens ficariam isoladas.

 

Nessa rodovia a gente não tem plano de desvio, então estamos trabalhando para licitar o mais rápido possível“, analisou Andrade, durante reunião com a Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), na quarta-feira (21).

 

Pouso Redondo

 

Na mesma ocasião, o superintendente do DNIT-SC afirmou que a nova ponte sobre o Rio das Pombas, em Pouso Redondo, ficará pronta no início de dezembro. Ela substitui a anterior, que precisou ser demolida depois de apresentar um problema estrutural.

 

Contratada por dispensa de licitação, a obra custará R$ 17 milhões e inclui a recuperação de sete ruas do município que vêm servindo de desvio para o trânsito. O Exército implantou uma ponte metálica provisória no local, mas ela recebe apenas um veículo por vez.

 

Fotos: Divulgação / Portal Expresso

 

Fonte: Evandro de Assis / NSC Total
Justen Celulares