Rui Car
23/07/2019 11h12 - Atualizado em 23/07/2019 10h49

Possível greve dos caminhoneiros está temporariamente descartada

Caminhoneiros e governo federal voltam a negociar nesta semana

Assistência Familiar Alto Vale
Rádio Rural

Rádio Rural

Delta Ativa

Após pressão de caminhoneiros, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu nesta segunda-feira (22) suspender a resolução publicada na última quinta-feira (18) que estabelecia novas regras para o cálculo do piso do frete rodoviário. A categoria, segundo o governo federal, ameaçava voltar a cruzar os braços, caso não fosse revista a metodologia implementada na resolução da semana passada.

 

Com a decisão, voltará a vigorar as regras definidas na tabela de frete editada em 31 de maio de 2018, quando se encerrou a greve dos caminhoneiros que paralisou o país por quase duas semanas. Diante desta situação, as duas partes – governo federal e caminhoneiros – voltam a se reunir nesta semana e iniciam novas negociações. O objetivo é discutir justamente o assunto da tabela mínima de frete, que, conforme a classe, não vem sendo respeitada. 

 

A reportagem da emissora conversou com uma liderança regional dos caminhoneiros, que informou que uma paralisação estava começando, no início da semana, no nordeste do país, mas foi suspensa depois do recuo do governo federal sobre a decisão da nova regra. No entanto, uma possível greve não está totalmente descartada. Depende da negociação que ocorre nesta semana. Um dos focos é fazer com que a fiscalização do frete seja efetiva, algo que não vem acontecendo até o momento, disse ele.

Justen Celulares