Rui Car
17/09/2022 15h46 - Atualizado em 19/09/2022 15h48

Presidente da Câmara de Timbó é condenado por homicídio

Julgamento ocorreu ao longo de sexta-feira (16) em Rio dos Cedros

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução / internet

Foto: Reprodução / internet

Delta Ativa

O presidente da Câmara de Vereadores de Timbó, Ivonir Scherer, é um dos réus condenados por envolvimento na morte de Jorge Marafigo, em 2014, após uma briga de bar no município de Doutor Pedrinho. O júri ocorreu ao longo desta sexta-feira (17), em Rio dos Cedros.

 

O vereador e presidente do legislativo de Timbó, Ivonir Scherer, foi condenado a 20 anos de prisão por homicídio qualificado e tentativa de homicídio contra Rodrigo Odorizzi. Artur de Souza, que estava junto com o vereador e respondia pelos mesmos crimes, também foi condenado a 20 anos. Um terceiro envolvido, Juarez Ribeiro, respondeu apenas por homicídio qualificado, sendo condenado a 14 anos de reclusão.

 

Vereador perde o mandato?

 

O juiz também determinou a perda de mandato do vereador, remetendo a decisão à Justiça Eleitoral. No entanto, Scherer só irá perder de fato o cargo quando se esgotarem as possibilidades de recurso em todas as instâncias. Outra possibilidade é a Câmara votar a perda – ou não – do mandato.

 

Sendo assim, até que todas as possibilidades de recurso se esgotem, Scherer pode seguir respondendo ao processo em liberdade, como vereador de Timbó. A promotoria chegou a pedir a prisão dos três condenados, considerando a gravidade do crime, mas o juiz negou o pedido.

 

Relembre o crime

 

Tudo aconteceu em virtude de uma briga de bar no município de Doutor Pedrinho, em fevereiro de 2014. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, seis pessoas estavam envolvidas na briga  que aconteceu na madrugada de sábado, dia 22 daquele mês. Testemunhas ligaram para a Polícia Militar depois que o grupo começou a se agredir no Bar da Marli, na localidade de Forcação.

 

Um pessoa, identificada como Rodrigo Odorizzi, ficou ferida e foi encaminhada para o hospital. Porém, mais tarde naquele sábado, o corpo de Jorge Marafigo, de 53 anos, foi encontrado no Ribeirão Forcação.

 

Câmara se manifesta

 

Ainda no sábado (17) a Câmara Municipal de Timbó se manifestou a respeito. Leia abaixo a nota na íntegra.

 

“Os vereadores e membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Timbo, tomaram conhecimento pela imprensa que o vereador Ivonir Schrer, atual Presidente, fora condenado em Sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Timbó, realizada na última sexta-feira (16/09/22), a uma pena de 20 anos de reclusão, bem como à perda da função pública, como um dos efeitos da condenação, por fato ocorrido antes da eleição de 2020. Destarte, aguarda-se a comunicação oficial do Poder Judiciário, para a adoção de providências, em especial se a perda da função é medida imediata ou se haverá a necessidade de aguardar-se a apreciação de eventual recurso pelas instâncias superiores”.

 

*A reportagem entrou em contato para buscar a posição da defesa do vereador na manhã deste sábado, por telefone. O espaço está aberto. 

 

 
Fonte: ND+
Justen Celulares