Rui Car
12/09/2022 08h27

Previsão do Tempo para esta segunda-feira (12) em SC

Estado pode ter combo de chuva de 100 mm, ventania e granizo

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O início da semana terá aumento de nuvens com pancadas de chuva persistente e volumosa em Santa Catarina. A condição decorre de uma instabilidade atmosférica que chegou ao estado no fim de semana e deve persistir até a terça-feira (13), de acordo com a Defesa Civil do Estado.  Há risco de temporais isolados, principalmente na região Oeste. 

 

Segundo a Defesa Civil, os volumes de chuvas ficam entre 40 e 100 mm nas áreas do Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O acúmulo de chuva pode superar esses valores em alguns municípios.

 

Além de risco de temporais isolados, a partir do Oeste catarinense para este domingo, o órgão destaca que há possibilidade de alagamentos e deslizamentos provocados pela chuva volumosa.

 

Já o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou aviso, na tarde deste domingo, de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A previsão é válida até às 10h da segunda-feira.

 

Veja as áreas no mapa. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

 

Segunda-feira

 

A segunda-feira (12) será de tempo instável, com chuva volumosa, que varia de moderada a forte intensidade, e virá companhada de trovoadas e temporais isolados em todo Estado.

 

Conforme o meteorologista da Defesa Civil, Victor Meireles, isto se deve a combinação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) com o fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica. O risco é moderado para alagamentos e deslizamentos, e é baixo a moderado para temporais isolados.

 

O amanhecer dever ser de temperaturas mínimas de 8°C a 12°C nos Planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale, Grande Florianópolis Serrana e de 12°C a 16°C nas demais regiões. À tarde, as máximas não passam dos 24°C no Litoral Sul, 23°C no Grande Oeste e até 18ºC nas demais áreas.

 

Terça-feira

 

Na terça-feira (13) a formação de uma área de baixa pressão no oceano, próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catrina, e de uma frente fria, deixará o dia com muitas nuvens, chuva volumosa de moderada a forte intensidade, e com trovoadas no Norte do Estado. Haverá pancadas de chuva isolada nas demais áreas.

 

O risco é moderado para alagamentos e deslizamentos. Amanhecer com temperaturas mínimas perto de 9°C na Serra e de 11°C a 16°C em grande parte do Estado. À tarde, máximas de 26°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale, Extremo-Oeste e de 19°C a 23°C nas demais regiões.

 
Fonte: ND+
Justen Celulares