Rui Car
08/11/2022 08h24 - Atualizado em 08/11/2022 08h25

Previsão do Tempo para esta terça-feira (08) em SC

Vórtice ciclônico provoca chuva, frio e chance de granizo

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O mês de novembro seguirá com temperaturas baixas até quarta-feira (9) em Santa Catarina. A condição se deve por conta da atuação de um vórtice ciclônico que traz chuva e até mesmo chance de granizo para as regiões litorâneas.

 

 

O que é o vórtice ciclônico

 

O meteorologista chefe da Defesa Civil estadual, Murilo Fretta, explica que o fenômeno é uma área de baixa pressão que gira no sentido horário. “É comum passar no nosso Estado e deve atuar até a manhã de quarta-feira entre Grande Florianópolis e o litoral Sul”.

 

A condição influencia também nas áreas do Planalto Sul e na Grande Florianópolis Serrana trazendo risco moderado para ocorrências como, por exemplo, chuva forte.

 

O vórtice ciclônico desloca a umidade do oceano para o continente. Com isso, é espero chuvas mais concentradas e pontualmente próximas de 50 mm no Litoral Sul e nas cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Sul”, complementa Murilo Fretta.

 

Ainda conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, o vento sopra dos quadrantes Sul e Sudeste com rajadas consideradas de fraca intensidade.

 

Enquanto a nebulosidade toma conta das cidades próximas do litoral, os municípios do Oeste terão a presença do sol entre poucas nuvens ao longo desta terça-feira (8).

 

As temperaturas seguem baixas ao amanhecer para esta época do ano, ficando abaixo dos 4°C nas áreas mais altas da Serra. Assim como entre 5°C e 15°C nas demais regiões.

 

Além disso, a Epagri/Ciram aponta a chance de geada isolada nos municípios do Planalto Sul.

 

Já na quarta-feira (9), o vórtice ciclônico perde força e a condição de chuva diminuir no litoral e áreas próximas, aponta o boletim meteorológico da Defesa Civil estadual.

 

Nas demais regiões, o sol aparece ao longo de todo o dia. Os ventos sopram do quadrante Sul e Sudeste com rajadas consideradas de fraca intensidade em todo o Estado.

 

No entanto, a quarta começa com temperaturas entre 5°C e 10°C, mas se aproximam dos 27°C ao longo da tarde, especialmente nos municípios do Oeste, Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí.

 

Veja as temperaturas para terça-feira (8), segundo a Epagri/Ciram:

 

Litoral Norte: 13°C/25°C;

Planalto Norte: 8°C/23°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 13°C/23°C;

Grande Florianópolis Serrana: 9°C/19°C;

Vale do Itajaí: 8°C/26°C;

Litoral Sul: 13°C/24°C;

Planalto Sul: 2°C/22°C;

Meio-Oeste: 7°C/24°C;

Oeste: 7°C/25°C;

Extremo Oeste: 7°C/30°C

 

Fonte: ND+
Justen Celulares