Rui Car
21/06/2022 08h40 - Atualizado em 21/06/2022 08h42

Previsão do Tempo para esta terça-feira (21) em SC

Primeiro dia de inverno tem temperaturas amenas e tempo seco

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A terça-feira marca o começo oficial do inverno. Às 6h14min, temos o solsticio de inverno no Hemisfério Sul. Na prática, isso não muda nada visto que o inverno meteorológico já começou faz tempo pelas condições climáticas que tivemos nos últimos meses.

 

A terça-feira tem um dia de muitas nuvens em todas as regiões e até com previsão de chuva, mas essa ocorre mais nas cidades próximas do RS — especialmente Oeste, Serra e Sul — porque é no Estado vizinho que as nuvens ficam mais carregadas. As temperaturas ficam em torno de 20°C.

 

Na quarta, a madrugada e as primeiras horas do dia até podem ter chuva passageira, mas em poucas áreas. Isso porque, ao longo da manhã, as nuvens se afastam permitindo um dia de sol em todas as regiões. As temperaturas sobem durante a tarde e variam entre 23°C e 26°C.

 

 

Como será o inverno?

 

A expectativa é de que a estação seja mais seca e com ondas de frio. Uma das influências do clima continua sendo o fenômeno mundial La Niña. Para quem não lembra, é o resfriamento do oceano pacífico na Linha do Equador entre Indonésia e Peru, onde na atmosfera há intensificação do vento chamado na região de Alísios. Essa mudança do oceano e atmosfera muda o padrão dos ventos que por sua vez muda o comportamento do clima em diversas regiões como em SC.

 

Diante dessa influência – entre outras – a previsão é que a chuva fique entre o que é normal do inverno até um pouco abaixo em algumas regiões. Sendo que a tendência é junho estar mais próximo do normal e julho mais seco.

 

Em termos de temperatura o inverno deverá ser característico, ou seja, com entrada de massas de ar frio – duas ou três mas fortes – que irão trazer as temperaturas para o padrão da época. Com isso, algumas regiões poderão ter até mesmo um frio um pouco maior que o de costume, sobretudo a Serra.

 

Fonte: Leandro Puchalski / NSC Total
Justen Celulares