Rui Car
12/11/2022 08h15 - Atualizado em 12/11/2022 08h16

Previsão do Tempo para o fim de semana em SC

Formação de ciclone extratropical deve provocar temporais antes do feriado

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A formação de um ciclone extratropical deve provocar temporais antes do feriado da Proclamação da República em Santa Catarina, especialmente a partir de domingo (13).

 

Antes disso, conforme a Defesa Civil estadual, a umidade vinda do oceano mantém o dia com variação de nebulosidade do litoral aos planaltos. Nas demais regiões, o dia inicia com o predomínio do sol e tempo e estável ao longo deste sábado (12).

 

No entanto, a parte da tarde e noite fica marcada pela aproximação de novas áreas de instabilidade combinadas ao calor e umidade vindas da região amazônica que provocam pancadas de chuva e temporais isolados entre o Extremo e o Meio-Oeste. Apesar disso, o risco para ocorrência é considerado  baixo a moderado.

 

Os ventos sopram de Norte na porção Oeste de Santa Catarina e de Leste entre os planaltos e o litoral, mas com intensidade fraca. As temperaturas no período da tarde aproximam-se dos 30°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Assim como ficam entre 24°C e 29°C nas demais regiões.

 

 

Veja as temperaturas para sábado (12), segundo a Epagri/Ciram:

 

Litoral Norte: 18°C/26°C;

Planalto Norte: 12°C/26°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 15°C/25°C;

Grande Florianópolis Serrana: 14°C/26°C;

Vale do Itajaí: 15°C/27°C;

Litoral Sul: 16°C/25°C;

Planalto Sul: 12°C/23°C;

Meio-Oeste: 13°C/27°C;

Oeste: 13°C/28°C;

Extremo Oeste: 15°C/31°C.

 

No entanto, a formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai ao longo do domingo intensifica o fluxo de calor e umidade da região amazônica sobre Santa Catarina.

 

De acordo com a Defesa Civil estadual, a chuva inicia no Extremo Oeste ainda na madrugada e vai se propagando para as demais regiões ao longo do dia. Além disso, não está descartada a chance de queda de granizo e com intensidade pontualmente forte que podem resultar em alagamentos e deslizamentos.

 

Apesar disso, o risco para ocorrências associadas ao tempo é considerado baixo a moderado. Os ventos sopram do quadrante Norte em todo o Estado, mas com intensidade fraca a moderada. Apesar disso, as cidades na divisa com o Rio Grande do Sul podem registrar rajadas de até 60 km/h.

 

Além disso, a segunda-feira (14) deve contar com a formação de uma frente fria associada ao ciclone que segue provocando chuvas em Santa Catarina, especialmente no Centro-Leste.

 

No entanto, a Defesa Civil aponta que uma área de alta pressão estabiliza o tempo, mantendo a terça-feira (15) ensolarada em todas as regiões.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares