Rui Car
23/09/2022 10h18

Primavera traz frio e SC amanhece com neve e temperatura mínima de -1,5°C

Cidades da Serra catarinense registraram até neve neste primeiro amanhecer da nova estação

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Mycchel Legnaghi / @saojoaquimonline

Foto: Mycchel Legnaghi / @saojoaquimonline

Delta Ativa

A primavera chegou trazendo frio e até registro de neve em Santa Catarina. Urupema, São Joaquim, Urubici, Rio Rufino e Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, foram palco do fenômeno e registraram temperaturas mínimas negativas ou próximas a zero.

 

De acordo com a plataforma Agroconnect, da Epagri/Ciram, a área de Morro de Urupema marcou -1,52°C e a localidade de Cruzeiro, em São Joaquim, registrou -0,34°C nas últimas 12 horas.

 

A localidade do Parque da Exposição, em Urupema, registrou 1,2°C e Vacas Gordas, em Urubici, 1,62°C. Na mesma região, outras duas cidades também registraram baixas temperaturas. São elas: Painel (1,77°C) e Bom Jardim da Serra (2,16°C).

 

Municípios da região Oeste também registraram temperaturas mínimas por volta dos 2°C. Campos Novos teve mínimas de 2,42°C, Ponte Serrada de 2,29°C, Tangará de 1,75°C e Água Doce 0,9°C.

 

Temperaturas mínimas – Foto: Mycchel Legnaghi/@saojoaquimonline/ND

 

Neve na primavera?

 

A primavera no hemisfério Sul começou na quinta-feira (22), às 22h04. Mas é normal nevar nesta estação? De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Caio Guerra, a primavera é uma estação de transição, por isso é comum ter alguns eventos de frio tardio,  onde registros de geada costumam ser mais habituais de acontecerem.

 

Quanto à neve, o meteorologista explica que é considerado um evento mais atípico para a época.

 

Frio intenso

 

Defesa Civil emitiu alerta de frio intenso em Santa Catarina, que deve persistir até a madrugada de sábado (24). Para esse período, são esperadas temperaturas  negativas entre o Meio-Oeste e os Planaltos. Já nas áreas altas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e restante do Oeste do Estado, as mínimas variam entre 0°C e 5°C e, no litoral, de 6°C a 10°C.

 

De acordo com a Defesa Civil, há condições de geada e congelamento nas pistas da Serra catarinense.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares