Rui Car
25/01/2023 16h49

Procon de Rio do Sul divulga pesquisa de preço do material escolar

Foram avaliados 26 itens, em cinco estabelecimentos da cidade

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Procon SC

Foto: Divulgação / Procon SC

Delta Ativa

O novo ano letivo está chegando, mas antes pais e filhos precisam enfrentar a tradicional “maratona” para a compra do material escolar. Com objetivo de auxiliar nessa tarefa e criar no consumidor o hábito da pesquisa, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Rio do Sul – Procon realizou neste mês de janeiro a tradicional pesquisa de preço do material escolar.

 

Foram avaliados 26 itens, incluindo massa de modelar, compasso e tesoura, em cinco estabelecimentos comerciais. E o resultado mostra mais uma vez que a falta de atenção de quem vai às compras pode pesar no bolso. O caderno de caligrafia, por exemplo, com valor mais em conta é R$ 1,50, já o com maior preço ultrapassa os R$ 10,00. Ainda de acordo com a pesquisa, o item que apresentou a maior variação foi o apontador, com diferença de até 1.896%.

 

O critério que utilizamos é o de observar o menor preço, independente da marca, para pagamento à vista. Por isso, não divulgamos na pesquisa o nome dos estabelecimentos”, explica o diretor do Procon, Vanderlei Luis Waldrich.

 

Para economizar ainda mais, a dica é: evite levar os filhos na hora da compra, para não influenciar na escolha do material de determinadas marcas e modelos, podendo onerar consideravelmente o valor final.

 

Outro alerta é de que seja observado se na lista fornecida pela escola consta aqueles materiais considerados de uso coletivo, como copos descartáveis, papel higiênico e pincéis para quadro. O pedido destes itens é proibido por lei e vale para escolas públicas e privadas.

 

É importante também procurar utilizar materiais do ano passado ou verificar entre os pais para efetuarem a compra de alguns materiais em maior quantidade, o chamado ‘atacado’, tornando o valor bem mais em conta”, finaliza Vanderlei.

 

Fonte: Prefeitura de Rio do Sul
Justen Celulares