Rui Car
23/11/2022 10h09

Proibição de fogos de artifício e rojões é tema de campanha de conscientização em Pouso Redondo

Estampido causa prejuízos à saúde de humanos e animais

Assistência Familiar Alto Vale
Imagem ilustrativa (Foto: Lalo de Almeida / Folhapress)

Imagem ilustrativa (Foto: Lalo de Almeida / Folhapress)

Delta Ativa

Fogos de artifício de estampido e rojões são tipos de explosivos que possuem uma intensidade sonora de pelo menos 150dB (decibéis), sendo que a intensidade suportada por ouvidos humanos sem causar muitos danos é de 120dB. Dessa forma, sons com esta intensidade podem afetar qualquer pessoa e muito mais pessoas sensíveis a sons altos, como crianças autistas, pessoas acamadas, gestantes e recém nascidos. Vale também lembrar o risco para a fauna, seja de animais silvestres ou domésticos.

 

Os animais que vivem nas florestas podem morrer pelo simples aumento de estresse ocasionado pelo estampido. Nos animais domésticos, podem causar convulsões e fobia extrema, o que aumenta o risco de fugas das propriedades de seus tutores, gerando acidentes de trânsito e perturbações emocionais nos membros familiares. Ainda há a possibilidade de acidentes, ocasionando ferimentos graves nas pessoas que soltam o artefato ou estão próximos às festividades. A norma técnica ABNT NBR 10151 – 2020 regulamenta tais intensidades de som.

 

Pensando nisso, uma campanha na internet busca combater o uso de fogos de artifício e rojões em Pouso Redondo. A campanha pede o apoio da popuação para que a Câmara de Vereadores de Pouso Redondo aprove um projeto de lei que proíba comércio e soltura destes artefatos no perímetro do município.

 

SAIBA MAIS AQUI

Justen Celulares