Rui Car
16/09/2022 10h04 - Atualizado em 16/09/2022 10h11

Projeto de bem-estar animal é iniciado nas escolas de Ituporanga

Intuito é conscientizar crianças e adolescentes sobre a posse responsável, maus tratos, importância da castração e principalmente evitar o abandono

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ituporanga

Foto: Divulgação / Prefeitura de Ituporanga

Delta Ativa

A Administração de Ituporanga, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou nesta semana as palestras do novo projeto de bem-estar animal da cidade. O intuito é conscientizar crianças e adolescentes sobre a posse responsável, maus tratos, importância da castração e principalmente evitar o abandono.

 

 A primeira palestra foi realizada no Centro Educacional Curt Hamm, no Rio Batalha, e de acordo com a secretária, Sandra Bezerra Loffi Petry, a partir de agora vai percorrer unidades de ensino tanto da rede municipal quanto da estadual. “Diante da situação que estamos vivendo, com animais sendo abandonados semanalmente, decidimos abordar esse problema diretamente com os alunos e além da educação ambiental com outras atividades vamos abordar também o bem estar animal”, ressalta.

 

Ela comenta que todas as semanas são inúmeras denúncias de abandono e maus tratos e a ideia é mudar uma questão cultural. “Queremos mostrar que os animais também merecem cuidado, que a vacinação é importante, que a castração é fundamental para que possamos diminuir o número de cães e gatos abandonados no município”.

 

Atualmente Ituporanga já tem um projeto de controle de zoonoses que já castrou mais de 100 animais de rua, mas sem a ajuda da comunidade, os procedimentos são insuficientes e situação vem se agravando. “Precisamos da colaboração de todos. Hoje temos pontos que são descarte de animais, o que é crime, e também uma questão de saúde pública que precisamos tratar porque com o aumento de animais aumentam as doenças que também são transmissíveis para os seres humanos”, completa.

 

O projeto inédito segue com palestras em todas as escolas sempre as terças e quintas-feiras e de acordo com o prefeito Gervásio Maciel, o caminho para uma educação ambiental mais eficiente é mesmo com a abordagem das crianças. “Estamos investindo na castração, em campanhas para que esses animais de ruas encontrem um lar, mas só teremos uma situação diferente na cidade quando todos fizerem a sua parte em relação aos animais”, finaliza.

 

Fonte: Helena Marquardt / Prefeitura de Ituporanga
Justen Celulares